Vulcabras: a trajetória e o futuro da campeã em venda de tênis no Brasil

A história completa da Vulcabrás, fundada em 1952, e a trajetória de seu atual CEO, Pedro Bartelle, são temas de episódio de podcast

Letícia Toledo

Publicidade

SÃO PAULO – Quando Pedro Bartelle assumiu a Vulcabras (VULC3), dona da marca Olimpikus, em 2015, a empresa estava saindo de um longo processo de reestruturação e precisava encontrar novas estratégias para crescer. Seis anos depois, o portfolio e a estratégia parecem finalmente bem definidos. Licenciando sua marca feminina, a Azaleia, o foco da empresa está 100% no segmento esportivo.

“Temos muito trabalho dentro de cada nos próximos anos. Tem bastante espaço para crescer no esporte e é nisso que estamos focados”, disse Bartelle em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo. Além da Olimpikus, a Vulcabras tem a licença da Under Armour e da Mizuno no Brasil.

A história completa da Vulcabrás, fundada em 1952, e a trajetória de Bartelle são temas do episódio 103 de podcast Do Zero ao Topo.  É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Continua depois da publicidade

Bartelle começou a carreira nas pistas. Na Fórmula 3, foi campeão brasileiro e vice-campeão sul americano. Na década de 90, ele trocou o carro pelo escritório ao montar as primeiras lojas outlets da Reebok — marca licenciada pela Vulcabas no Brasil naquela época.

Pouco depois, o empreendedor se juntou aos negócios da Vulcabras — controlada por sua família. O período mais crítico que enfrentou na empresa aconteceu em 2011 quando, com uma dívida bilionária, a Vulcabras iniciou uma reestruturação que exigiu a demissão de 30 mil dos 45 mil funcionários, além do fechamento de 22 fábricas.

Confira como a companhia superou o momento crítico e seus planos para o futuro no podcast.

Continua depois da publicidade

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.