XP anuncia Expert 2020, digital e gratuita, com Ray Dalio, Nassim Taleb e outros convidados

Para participar, basta se inscrever no site do evento, que se tornou a maior conferência de investimentos do mundo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos anunciou que a 10ª edição da Expert, evento anual da empresa e que se tornou a maior conferência de investimentos do mundo, acontecerá entre os dias 14 e 18 de julho. A edição deste ano será 100% online em função da pandemia de coronavírus e totalmente gratuita, com uma programação que trará para o centro do debate nomes importantes da política, da economia e do empreendedorismo, brasileiros e estrangeiros.

A transmissão dos painéis acontecerá em multiplataformas: no site da Expert e nas páginas das redes sociais da XP, incluindo Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. A ideia é que diferentes painéis aconteçam de forma simultânea em diferentes canais.

Serão mais de 70 palestrantes. Entre já confirmados, estão: Ray Dalio, um dos mais aclamados gestores americanos, filantropo e codiretor de investimentos da Bridgewater Associates desde 1985; Nassim Taleb, autor de diversos livros, entre eles Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos”; e Dan Ariely, professor de psicologia e um dos nomes mais respeitados dentre os estudiosos da economia comportamental.

Continua depois da publicidade

A conferência também terá a participação de empresários brasileiros como José Galló, presidente do conselho da Lojas Renner, e Carlos Brito, CEO da AB InBev, entre outros.

A mediação das conversas será feita por executivos da XP e pelo time de influencers do grupo, como Betina Roxo, analista de ações da XP Investimentos, Ana Laura Magalhães, que comanda o ExplicaAna e o programa E Agora, Ana?, transmitido no Instagram do InfoMoney, e Thiago Nigro, do canal Primo Rico.

Para participar, basta fazer a inscrição no site da Expert. Não há custo.

Continua depois da publicidade

Sem limites

Guilherme Kolberg, head de customer experience e marketing research na XP Inc. e responsável pela organização do evento, diz que a empresa teve que rever o planejamento para a Expert, mas que as circunstâncias anteciparam uma transição que já estava nos planos.

“Tivemos que nos adaptar para o digital e aproveitar para democratizar ainda mais o evento, que era presencial. A Expert ganhou uma grande dimensão nos últimos anos como um evento importante focado em investimentos, inclusive com um papel de debate em torno do mundo financeiro. Mas o próprio espaço limitava a inclusão de mais pessoas. Nos reinventamos e agora a Expert ganha mais um capítulo para levar conteúdo em larga escala para os brasileiros”, afirma.

Para manter o alto nível de engajamento, Kolberg diz que projetos de gamificação vão permitir que os usuários interajam entre si e com os apresentadores, além de participar de competições de renda variável. “O desafio é promover interação e experiência. Vamos trazer conteúdos exclusivos para clientes e para os assessores de investimentos credenciados ao grupo – que já possuíam áreas exclusivas na edição presencial”, diz.

Continua depois da publicidade

O evento vem crescendo: a primeira edição, realizada no Rio de Janeiro em 2011, contava com 550 pessoas. Em 2019, mais de 30 mil participantes circularam pela conferência, que aconteceu em São Paulo.

A Expert é aberta ao público desde 2017, quando nomes do cenário nacional e internacional, como Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, e Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, estiveram presentes. Antes disso, apenas clientes da empresa e assessores de investimentos credenciados ao grupo tinham acesso aos painéis e debates. Este ano marca a primeira edição gratuita: até então as pessoas que tinham interesse em participar precisavam desembolsar valores em torno de R$ 1,2 mil – e clientes da corretora tinham 50% de desconto.

“A Expert vai explorar muito o que estamos enfrentando neste ano em meio à pandemia no Brasil e no mundo e os efeitos para o investidor pessoa física. Um cenário de juros baixos e com mais acessibilidade ao mercado global vai incentivar as pessoas se arriscarem um pouco mais e o conhecimento disponível no evento será uma ferramenta importante. Vamos debater sob a ótica do investidor todo o ecossistema de política, comportamento da sociedade, investimentos, negócios e empreendedorismo”, afirma Kolberg.

Continua depois da publicidade

“Estamos preparando conteúdos que vão abranger todos os perfis de pessoas: de investidores iniciantes a profissionais. Com assuntos variados, no limite, todo mundo pode ter interesse em algum painel disponível”, diz o executivo.

A agenda completa, com os nomes de todos os palestrantes, será divulgada nos próximos dias. Além disso, todos os painéis internacionais vão contar com tradução simultânea para o português e em libras.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.