5 formas inteligentes de investir em um cenário de crise

Sobrou um trocado no fim do mês? Ao invés de gastar, aplique

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Quando o mês acaba e o dinheiro não, além da surpresa, fica a dúvida: e agora? Gastar tudo? E que tal investir? Em artigo publicado no site Investopedia estão reunidas dicas de onde investir em um momento de incertezas.

1. Fique calmo e aplique tranquilamente
Um dos principais conselhos é: se você tem dinheiro agora não faça as coisas com pressa. Com o mercado em período de recessão, a deia é seguir um velho ditado entre os investidores: “não pegue a faca caindo.” “Enquanto o mercado americano cai em uma velocidade de três dígitos para o lado negativo, não é hora de embarca nele”, explica o colunista Tim Carter. 

2. Não tente enriquecer rapidamente
Os meios de comunicação nos Estados Unidos estão dizendo que este é “um mercado para traders,” porém, a realidade é um pouco diferente e a maioria dos traders estão mesmo é perdendo dinheiro. Relatórios descobriram que em torno de 95% dos traders que aplicam em curto prazo se mostram como investidores não rentáveis.

Continua depois da publicidade

“Pode ser verdade que as violentas oscilações no mercado são uma oportunidade de negociação, mas a maioria das pessoas estão deixando a oportunidade passar. Se você tem dinheiro extra, invista a longo prazo e evite se queimar no mercado”, acrescenta Carter.

3. Procure empresas que paguem dividendos
Enquanto a mídia americana está usando palavras como “turbulência”, os investidores profissionais estão dizendo, “venda”, “barganha” e “compra de oportunidade.” Algumas das melhores empresas dos Estados Unidos estão apresentando preços baseados em descontos na casa dos dois dígitos. “Quando uma ação que paga dividendos dá um grande mergulho, seu rendimento de dividendo sobe. Isso significa que é uma compra ainda melhor, pois se olha para além do preço do papel”, aconselha Carter.

Ações como a Apple, Disney, General Electric e Deere estão entre as que melhor pagam dividendos no mercado americano. Por aqui no Brasil, procure por empresas do setor elétrico e financeiro, que possuem bom histórico de pagamentos.   

Continua depois da publicidade

4. Pense Defensivamente
Quando o mercado está em uma tendência de baixa, o melhor é procurar ações defensivas. “Foque em ações de empresas que vão bem em mercados desafiadores, como as de saúde, serviços públicos e algumas empresas de alimentos e bebidas”, indica Tim.

5. Evite investir em uma única ação
Ao invés de arriscar comprando ações individuais, o ideal é considerar fundos negociados em bolsa, títulos, fundos de renda fixa ou fundos mútuos.

“Se você não é um investidor experiente, a estratégia perfeita para aplicar seu dinheiro extra são as grandes empresas estáveis, que pagam um bom dividendo e que custam uma pechincha”, conclui Carter.