Foram vários caminhos que levaram Sebastian Popik a fundar no Brasil uma gestora de private equity focada no agronegócio. A começar pela família, uma vez que seu avô materno veio para o Brasil no final dos anos 1960 para trazer uma indústria de maquinário agrícola para Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O pai de Popik seguiu o mesmo caminho, a convite do sogro, e veio para o Brasil mirando o potencial de crescimento do agronegócio brasileiro, passando a atuar em grandes empresas multinacionais como agrônomo.
A vivência no campo faz parte da vida de Popik desde a infância. Dividindo-se entre Brasil, Argentina e Estados Unidos, ele se graduou em Economia pela Universidad de San Andrés e fez mestrado em políticas públicas pela Universidade Harvard, mas não demorou muito para voltar para o agro.
Popik foi o entrevistado do episódio 53 do podcast Outliers, apresentado por Samuel Ponsoni, gestor de fundos da família Selection na XP, e Carol Oliveira, coordenadora de análise de fundos da XP.
O gestor conta que, durante o mestrado nos Estados Unidos, percebeu que não gostaria de atuar na esfera pública e focou em aprender sobre negócios, trabalhando em uma consultoria de gestão estratégica. Lá, ele voltou a ter contato com o agro ao trabalhar como analista de agroalimentos, até que passou a empreender na área de tecnologia em uma empresa focada em serviços tecnológicos com atuação em saúde.
Num período que envolveu “bolha ponto com”, volatilidade de mercado e desafios para as empresas de tecnologia, Popik conta que aprendeu sobre gestão na prática. Ficou cinco anos na empresa até ser convidado a voltar para o agro, e dessa vez com a criação de um fundo de maquinário agrícola.
A Aqua Capital nasce de algumas decisões tomadas por Popik, que desejava estar inserido em um negócio primário e trabalhar com algo com que já tivesse experiência. Além disso, ele já via apetite mundial para a temática, olhando para o potencial do agro no Brasil.
O agro não é para amadores
“O agro não é para amadores, não é para quem é curto-prazista, e nem é para quem não deseja se aprofundar na dinâmica do setor”, afirma Popik. Apesar do Brasil ser uma grande potência no segmento, o número de gestoras e produtos focados ainda é muito baixo.
De acordo com Popik, alguns fatores podem explicam isso. Ele reforça que existem muitos segmentos dentro do agro e que é necessário olhar para o histórico Brasil, que só começou a se tornar uma referência no setor recentemente.
A grande pulverização de empresas, a complexidade das operações e suas variáveis externas e o histórico de importação tecnológica focada no agronegócio também justifica o processo de amadurecimento no setor no Brasil atualmente.
Os diferentes ciclos do agro
“mesmo com o preço das commodities aumentando você precisa se alimentar” .
Ao falar sobre os diferentes ciclos e variáveis que afetam a produção – e, consequentemente, o resultado do negócio – Popik reforça que tudo vai depender do critério e do segmento escolhido para investir. Segundo ele, é necessária uma boa seleção para não investir em negócios de preço já inflado.
Os desafios do cenário macroeconômico atual foram abordados por Popik, que vê o Brasil no final de um ciclo, pronto para uma retomada, mesmo com os desafios políticos que 2022 pode oferecer. Acerca da guerra entre a Rússia e Ucrânia, o gestor afirma que a crise humanitária está mudando algumas características econômica, trazendo ainda mais inflação e diminuindo o crescimento – os impactos reais vão depender da duração, das medidas e da intensidade da situação.
Um efeito secundário que o gestor enxerga é o fluxo de recursos que tende a vir para o mercado brasileiro, que, por ser uma região neutra para o mundo, pode exportar para China, Europa, África e Estados Unidos.
O jeito Aqua de investir
São 14 plataformas, e cada uma delas pode ser considerada um investimento realizado pela Aqua. Entretanto, cada plataforma dessa faz em média duas ou mais aquisições. Ao todo, elas já somam 44 aquisições. A transformação do negócio vem através do controle da companhia, pois a Aqua acompanha ativamente cada aquisição. Através da melhoria de governança e seguindo padrões de qualidade internacionais, o objetivo é obter a valorização do capital na venda do negócio.
Assim como as gestoras de private equity tradicionais, em sua essência a Aqua busca comprar empresas que não estão listadas na Bolsa e que tenham grande potencial de crescimento. De acordo com Popik, o foco está em empresas focadas em agronegócio ou alimentos, que além do crescimento, possam contribuir com um impacto positivo na sociedade.
A transição verde foi abordada por Popik, que frisa a necessidade de empresas ligadas ao agronegócio oferecerem soluções tecnológicas que possibilitem aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que reduz a utilização de recursos e seus impactos.
A entrevista completa e os episódios anteriores podem ser conferidos por Spotify, Deezer, Spreaker, Apple e demais agregadores de podcasts. Além disso, o podcast estreou no formato de vídeo no canal da XP no Youtube.