Publicidade
SÃO PAULO – Em relatório divulgado nesta segunda-feira (24), analistas da Tendências Consultoria afirmam que o saldo entre oferta e demanda de commodities é apertado, mas entendem que a volatilidade das cotações tem forte componente especulativo.
De acordo com os analistas Amaryllis Romano, Bruno Rocha e Walter de Vitto, o cenário atual é composto por maior volatilidade dos ativos financeiros utilizados tanto para operações de hedge quanto para fazer caixa, em que ganham importância os contratos futuros.
Volatilidade e cotações elevadas
O incremento de posições especulativas teria sido causado pela entrada de agentes anteriormente alheios ao mercados de commodities, em busca de retornos de curto prazo e de reaver as perdas com outros ativos. Por outro lado, os analistas da Tendências Consultoria reconhecem que os preços precisam refletir o saldo estreito entre demanda e oferta global.
Continua depois da publicidade
Embora reconheçam as grandes dificuldades em prever a extensão da atual crise, os analistas acreditam que as commodities continuarão a ser negociadas em altos patamares e com elevada volatilidade nas cotações.