Publicidade
Vários reguladores estaduais dos Estados Unidos emitiram ordens de encerramento para os tokens TruthGPT Coin e Elon Musk AI Token na tentativa de reprimir golpes que buscam capitalizar com o crescente discurso sobre inteligência artificial.
As duas criptomoedas são “parte de um esquema fraudulento de valores mobiliários” supostamente perpetrado por um morador de San Francisco, Horatiu Charlie Caragaceanu, e empresas relacionadas, incluindo uma chamada The Shark of Wall Street, disseram autoridades do Texas em um documento na quarta-feira (3).
Os criadores alegam que os tokens têm um algoritmo de inteligência artificial e aprendizado de máquina desenvolvido por Elon Musk para descobrir maneiras lucrativas de investir. Além disso, afirmam que planejam abrir o capital de suas empresas.
Continua depois da publicidade
Os tokens são o exemplo mais recente de criminosos tentando alavancar temas do momento e personalidades populares para ganhar dinheiro com investidores inocentes, disse Joe Rotunda, diretor da divisão de fiscalização do Texas State Securities Board (agência de aplicação da lei de valores mobiliários), em entrevista.
“Temos Elon Musk, inteligência artificial – o projeto preenche todas as caixinhas”, disse Rotunda. “Esta é uma tentativa de alavancar essa popularidade para vender produtos fraudulentos.”
Caragaceanu e suas empresas supostamente promoveram investimentos em tokens e moedas não-fungíveis (NFTs), como o token da The Shark of WallStreet, por meio de sites e mídias sociais. Todos as moedas agora são inúteis, de acordo com o processo do Texas. A ordem acusa os réus de promoverem várias novas criptos, como o token Elon Musk AI.
Continua depois da publicidade
“Os acusados estão dizendo a possíveis investidores que o TruthGPT Coin é alimentado por uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida por Elon Musk”, disse o documento do Texas. “Eles estão se referindo a esta plataforma de inteligência artificial como Elon Musk AI.”
Rotunda disse que enviou uma mensagem ao Twitter para falar com Musk, mas ainda não obteve resposta.
O site da moeda TruthGPT também continha imagens de nomes como Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum (ETH), e Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance, sugerindo que eles estão envolvidos, disse o documento. Os estados de Montana, Alabama, Kentucky e Nova Jersey também estão entrando com ações contra os réus, disse Rotunda.
Continua depois da publicidade
“Não recebemos nenhuma reclamação, agimos de forma proativa”, disse Rotunda. “O objetivo era parar antes que alguém entrasse nisso, para evitar que aumentasse.”
© 2023 Bloomberg LP.
LEIA MAIS
Continua depois da publicidade