Diretor-geral da Binance Brasil vai depor na CPI das pirâmides financeiras nesta quinta

O executivo deveria comparecer hoje à Câmara dos Deputados, mas solicitou a remarcação da oitiva

Lucas Gabriel Marins

Publicidade

O diretor-geral da Binance Brasil, Guilherme Haddad Nazar, vai prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das pirâmides financeiras nesta quinta-feira (14). O horário ainda não foi definido.

Ele deveria comparecer nesta terça-feira (12), às 14h, à Câmara dos Deputados, mas não poderá ir porque está voltando de uma viagem de férias. A exchange disse que o executivo foi oficialmente notificado pela CPI ontem pela manhã, por e-mail, acerca de sua convocação para testemunhar presencialmente hoje.

“Ocorre que Nazar estará em voo retornando de uma viagem ao exterior previamente agendada e informada à comissão”.

Continua depois da publicidade

A exchange disse que pediu para os parlamentares que o depoimento do executivo na quinta seja feito via videoconferência, “conferindo tratamento isonômico a todos os atores do ecossistema”. Ainda não houve resposta.

O requerimento para a convocação do diretor da Binance foi aprovado em junho. Ele foi chamado como testemunha para prestar esclarecimentos sobre sua atuação na corretora cripto, a relação com sua parceira B Fintech (parceira da Binance) e também sobre possíveis parcerias com empresas nacionais.

“A Binance está imbricada inteiramente com a motivação desta CPI e se torna fundamental compreender sua atuação no país, sua relação com a B Fintech (sua representante oficial), bem como sua ligação com empresas que respondem judicialmente por lesarem consumidores brasileiros”, escreveu o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), responsável pelo requerimento.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Em nota, a Binance disse que “acredita que essa comissão seja uma oportunidade para disseminar as melhores práticas da empresa para outros players do setor, especialmente exchanges menores, alvos preferenciais de fraudes e golpes”, e que vai “colaborar ativamente com os trabalhos da CPI, além de prestar todos os esclarecimentos solicitados”.

Depoimentos

Na tarde desta terça, a CPI vai ouvir representantes da empresa Hurb — Hotel Urbano —, acusada de fazer capital de giro com o dinheiro dos clientes e processada pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, por não cumprir contratos firmados com os clientes.

Continua depois da publicidade

Os parlamentares também devem ouvir nesta tarde Matheus Muller Ferreira de Abreu, um dos líderes da Valquíria, um grupo de investigação que busca recuperar valores perdidos.

Lucas Gabriel Marins

Jornalista colaborador do InfoMoney