Publicidade
A Justiça suspendeu os prazos da recuperação judicial das empresas do Grupo Gramado Parks, que possui empreendimentos de lazer e imobiliários, uma vez que a companhia dará início a um processo de mediação de conflitos com a securitizadora Fortesec, sua principal credora.
O Grupo Gramado Parks tem uma dívida de cerca de R$ 1,36 bilhão e é o emissor de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) que estão na carteira de diversos fundos de investimento imobiliário (FIIs).
O juiz Silvio Viezzer, da Vara Regional Empresarial de Caxias do Sul (RS), acatou o pedido das empresas recuperandas e da securitizadora para a realização da mediação e, por isso, os prazos foram suspensos até o dia 2 de maio. A Faleck Mediação irá conduzir esse processo.
Continua depois da publicidade
A disputa societária que envolve as empresas do Grupo Gramado Parks e os credores é a justificativa para a concessão da mediação, segundo o despacho do juiz.
“No caso sob análise, tenho que a hipótese a ser abrangida na eventual mediação está prevista no I, do referido dispositivo legal, tendo em vista a disputa societária, a qual, se assim persistir, inviabilizará o procedimento recuperacional”, conforme o documento.
Os ativos do Grupo Gramado Parks estão atualmente nos fundos Star, Serra Verde e Funpark. As cotas desses fundos pertencem à família Caliari. A gestão, no entanto, ficou com a R Capital, que é do grupo RTSC, o mesmo que controla a Fortesec e as gestoras Devant, Hectare e RC Capital, que estão entre as que investiram nos CRIs das empresas.
Continua depois da publicidade
É essa disputa societária que tentará ser resolvida no processo de mediação e, só depois, o processo de recuperação judicial será retomado. Pela atual legislação, a empresa em recuperação judicial tem 60 dias desde o deferimento do pedido para apresentar um plano de pagamentos aos credores – que, em geral, envolve longos prazos e descontos no principal da dívida.
Esse processo de mediação, no entanto, “não poderá abranger a natureza jurídica e a classificação dos créditos”, salientou em despacho o juiz.
O fundos imobiliários Devant Recebíveis Imobiliários (DEVA11), Hectare CE (HCTR11), Versalhes Recebíveis Imobiliários (VSLH11) e Serra Verde (SRVD11) estão entre os FIIs com exposição aos CRIs da Gramado Parks.
Newsletter
Liga de FIIs
Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.