Publicidade
SÃO PAULO – A Empiricus Research revelou sua carteira small caps recomendada para outubro, trazendo duas alterações frente ao mês anterior. As ações da Helbor (HBOR3) e da Positivo (POSI3) deixaram o portfólio, enquanto entraram na carteira os papéis da HRT (HRTP3) e Tecnisa (TCSA3).
Além disso, o portfólio traz uma operação de long & short com ações de Eucatex (EUCA4) e Duratex (DTEX3), recomendando ao investidor que ele fique “long” (comprado) em Eucatex e “short” (vendido) em Duratex.
A equipe de análise da Empiricus justifica a saída da Helbor por conta do valuation esticado frente a outras opções mais baratas no segmento. Já a Positivo saiu devido ao aumento na concorrência do setor, à demora para colher os frutos da reestruturação e à frustração do negócio com a Lenovo, o que atrapalhou a performance dos papéis.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, a entrada das ações da HRT e Tecnisa ocorreu devido ao valor negligenciado nos ativos da petrolífera, a despeito do risco embutido. “Já no caso da incorporadora, apontamos para um subapreçamento das ações (que negociam abaixo do valor de liquidação e do valor de mercado), vislumbrando ganho de momentum a partir dos lançamentos do projeto Telefónica”.
Veja mais: Carteira da Gradual foi a campeã de setembro no ranking InfoMoney
Carteira de setembro
No mês de setembro, o portfólio Small Caps da Empiricus apresentou avanço de 1,88%, frente à alta de 3,70% do Ibovespa no mesmo período. No acumulado do ano, a carteira da casa de research apresenta desempenho negativo de 0,62%, enquanto o benchmark da bolsa brasileira recua 11,29%.
Continua depois da publicidade
“O resultado de setembro acabou sendo prejudicado pela depreciação dos ativos de ALL, Helbor e Positivo no período. Das três, a única que continua na carteira é a companhia logística, cujo valuation ainda não incorpora FCF positivo a partir de 2013 e os novos desdobramentos relacionados à mudança de marco regulatório no setor”, justifica.
Confira a carteira small caps da Empiricus para setembro: