Publicidade
SÃO PAULO – Com a atenção que a reforma da Previdência vem ganhando nos últimos meses, é natural que o investidor – preocupado com seu futuro e de sua família no longo prazo – busque por alternativas à previdência social. O que nem todos sabem é que, além da rentabilidade dos investimentos em previdência privada, é possível também economizar com o pagamento de imposto de renda em alguns casos.
São dois tipos de Previdência existentes. O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), indicado para quem é isento ou declara o Imposto de Renda pelo modelo simplificado, e o PGBL (Plano de Previdência Privada), indicado para quem declara o Imposto de Renda pelo modelo completo, e contribui para o INSS. O PGBL permite o benefício fiscal na Declaração de Imposto de Renda, durante o período de acumulação.
Os valores investidos em um plano PGBL podem abater até o limite de 12% da base de cálculo do Imposto de Renda. Para falar sobre como isso funciona e te ajudar a tirar o maior proveito do seu plano, o programa InfoMoney Entrevista recebe o especialista em fundos de previdência da XP Investimentos, Henrique Pocai.
Continua depois da publicidade
Pocai explica as vantagens do PGBL em relação a outros tipos de investimentos de longo prazo, como fundos de renda fixa e Tesouro Direto, como fazer portabilidade de um plano para outro mais vantajoso, e as características a serem observadas, como taxa de administração, de carregamento e a rentabilidade dos fundos. Veja a entrevista completa no vídeo acima.