Momento certo de comprar e vender é principal dúvida de quem investe em ações

Para o economista-chefe da corretora Souza Barros, Clodoir Vieira, o resultado da enquete não traz nenhuma surpresa

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Qual é a sua principal dúvida em relação ao mercado de ações? Enquete do portal InfoMoney, respondida por 2.504 usuários, indicou que a maior parte dos investidores tem dúvidas em relação ao melhor momento de comprar ou vender suas ações.

Em resposta à pergunta, 66,21% dos participantes disseram que “saber o momento certo de comprar ou vender” é sua principal dúvida em relação aos investimentos em ações.

Já para 16,25% dos respondentes, o pagamento de taxas e tributos é o que mais gera dúvidas quando o assunto é a compra e venda no mercado acionário.

Continua depois da publicidade

Resultado
Para 9,11% dos participantes da enquete a maior dúvida acontece no momento de selecionar os setores e papéis que vão fazer parte da carteira de ações e para 4,71%, a dúvida principal está na escolha da corretora de valores que vai intermediar as transações de compra e venda.

Por último, 3,71% dos participantes da enquete afirmaram que a principal dúvida está em operar a compra e venda de ações através do home broker, como mostra a tabela abaixo:.

Qual é a sua principal dúvida em relação ao mercado de ações?
Resposta %
Escolha da corretora 4,71%
Seleção de setores e papéis 9,11%
Operar compra e venda pelo home broker 3,71%
Pagamento de taxas e tributos 16,25%
Saber o momento certo de comprar ou vender 66,21%
Fonte: Enquete InfoMoney realizada com 2.504 usuários;
O resultado não tem valor de amostragem científica 

Ojetivos
Para o economista-chefe da corretora Souza Barros, Clodoir Vieira, o resultado da enquete não traz nenhuma surpresa. “Esta sempre foi a maior dúvida dos investidores”, diz. De acordo com o ele, o momento de comprar ou vender os papéis vai depender dos objetivos de cada um. “Se você opera com objetivos de longo prazo, tem que seguir esta linha até o final. Não é porque as ações caíram em determinado momento que você vai se desesperar e vender tudo”, afirma o economista.

Continua depois da publicidade

Já quem trabalha em operações de curto e curtíssimo prazo, geralmente se baseia em outros tipos de análise para fundamentar sua compra ou venda dos papéis. “Nos casos de day trade, por exemplo, o investidor costuma usar a análise do gráfico para saber o melhor momento de comprar e vender. Isso vai depender mesmo do perfil do investidor e se ele quer aplicar no longo ou curto prazo”, afirma.

O profissional aconselha que aqueles que investem no curtíssimo prazo estabeleçam objetivos tanto de ganho quanto de perda, para aproveitarem a volatilidade do papel. “Você tem que colocar objetivo de quanto pode perder e colocar uma ordem de “stop loss” (ordem que vende automaticamente o papel a partir de determinada cotação) no home broker. Já em caso de ganhos, você pode ir mudando o seu “stop gain” se aquela ação estiver subindo bastante”, conclui.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip