Publicidade
As taxas dos títulos do Tesouro Direto sobem nesta quarta-feira (28). Os juros de prefixados se recuperam após tombo na véspera. Após a Ata do Copom, o mercado agora espera a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Ontem, a Ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) mostrou que parte dos integrantes do grupo já vislumbra um corte na Selic na próxima reunião do comitê, em agosto.
Os investidores agora esperam a próxima reunião do CMN, agendada para amanhã (29). Roberto Campos Neto, presidente do BC, e integrantes do governo – Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Simone Tebet, ministra do Planejamento – devem debater mudanças nas metas de inflação.
Continua depois da publicidade
Atualmente, as metas para 2023, 2024 e 2025 são de 3,25%, 3% e 3%, respectivamente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a criticar no início do ano a meta de inflação, o que coloca pressão nos integrantes para debater o tema na reunião de junho, quando, tradicionalmente, o grupo define a meta de inflação de três anos-calendário à frente.
O mercado ainda ficou de olho no Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra, em Portugal. No evento, o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que uma recessão nos Estados Unidos após os aumentos dos juros pelo banco central não é o cenário mais provável, mas é “certamente possível”.
No Tesouro Direto, o prefixado mais curto, com vencimento em 2026, tinha rentabilidade anual de 10,39% na última atualização do dia contra 10,37% na última atualização de ontem. Já o juro do Tesouro Prefixado 2029 subia de 10,76% ao ano para 10,77%.
Continua depois da publicidade
A compra do Tesouro Prefixado 2033 segue suspensa por causa do pagamento de juros semestrais na próxima segunda-feira (3). A partir de amanhã, também não será possível resgatar dinheiro investido no título até a data do pagamento de juros.
Os títulos indexados à inflação tinham rentabilidade maior que a observada na véspera. O Tesouro IPCA+ 2029 tinha juro real de 5,23% contra 5,21% ontem e a taxa do Tesouro IPCA+ 2032 subia de 5,27% para 5,28% ao ano. Entre os títulos mais longos, o Tesouro IPCA+ 2045 pagava 5,67% além da inflação contra 5,66% ontem e o papel com vencimento em 2055 entregava rentabilidade real de 5,57% ante 5,56% na véspera.
Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na tarde desta quarta-feira (28):
Continua depois da publicidade
Inelegibilidade de Bolsonaro
Na retomada do julgamento do Jair Bolsonaro (PL) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o corregedor-geral da Justiça Eleitoral e relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, votou, na terça-feira (27), pela inelegibilidade do ex-presidente por oito anos, pelos ataques ao sistema eleitoral perpetrados em julho de 2022, durante reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada.
A sessão foi encerrada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, e o julgamento será retomado na quinta-feira (29), quando será concluído. Neste dia, são esperadas as manifestações dos ministros Raul Araújo, Floriano Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes.
You must be logged in to post a comment.