Tesouro Direto: juros dos títulos públicos revertem alta e recuam; retornos reais de papéis de inflação chegam até 5,67%

Investidores repercutem dados de serviços no Brasil, que vieram acima do esperado, além de números vindos dos EUA

Bruna Furlani

Publicidade

O destaque da sessão desta quinta-feira (13) está nos dados de serviços apresentados hoje, que mostraram que o setor cresceu 2,4% em novembro na comparação com o outubro. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já na comparação anual, o volume de serviços avançou 10,0%, registrando a nona taxa positiva seguida. Ambos os números vieram bem acima do esperado pelo mercado. A projeção do consenso Refinitiv era de alta de 0,2% na base mensal e de 6,5% em relação aos dados de novembro de 2020.

Investidores também aguardam os desdobramentos da reunião de Paulo Guedes, ministro da Economia, com Isac Moreno, presidente do sindicato que representa os auditores fiscais federais. Protestos por reajustes se espalham pelo País e devem reunir outras categorias do funcionalismo público.

Continua depois da publicidade

Já na cena internacional, os agentes financeiros repercutem os dados de inflação ao produtor nos Estados Unidos e pedidos de seguro-desemprego, que vieram abaixo do previsto pelo mercado. Durante a tarde, os rendimentos dos títulos de 10 anos do Tesouro americano apresentam leve recuo.

Nesse contexto, o mercado de títulos públicos também apresenta queda nas taxas na tarde desta quinta-feira (13), revertendo a alta vista durante a manhã. Às 15h20, os juros pagos pelo Tesouro IPCA+ 2035 e 2045 eram de 5,64% ao ano, abaixo dos 5,69% ao ano vistos no início do ano. O percentual também é inferior aos 5,65% do dia anterior.

Na segunda atualização da tarde, os papéis com vencimento em 2040 e 2055 pagavam um retorno real de 5,63% e 6,67%, respectivamente. Um dia antes, eles ofereciam remunerações reais de 5,65% e 5,71%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Já entre os prefixados, o título com vencimento em 2031 pagava juros de 11,26%, abaixo dos 11,32% ao ano registrados na abertura dos negócios. A taxa também é menor do que os 11,23% vistos ontem. No mesmo horário, o Tesouro Prefixado 2026 oferecia uma taxa de 11,18%, percentual inferior aos 11,23% do dia anterior.

Com isso, pela terceira sessão consecutiva, o título de prazo 2026 apresentava retorno menor do que o papel com vencimento em 2031.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta quinta-feira (13):

Continua depois da publicidade

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Serviços

O destaque da agenda econômica local está nos números de serviços. De acordo com o IBGE, o setor está agora 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, mas está 7,3% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.

Em novembro, quatro das cinco atividades investigadas avançaram, com destaque para serviços de informação e comunicação (5,4%), que recuperaram a perda de 2,9% verificada nos dois meses anteriores. Com isso, a atividade se coloca num patamar 13,7% acima de fevereiro de 2020.

O IBGE também informou nesta quinta-feira que revisou o dado de outubro, de queda de 1,2% para baixa mais expressiva, de 1,6%.

Continua depois da publicidade

Em termos acumulados, de janeiro a novembro de 2021, a taxa ficou em 10,9%.

“Os resultados da PMS em novembro foram claramente positivos, com a maioria das atividades registrando ganhos na margem. Isto posto, avaliamos que o ritmo de crescimento do setor deve ser avaliado com cautela, já que parte relevante da surpresa altista com os dados daquele mês decorreu de segmentos voláteis na base comparativa mensal”, escreve Rodolfo Margato, economista da XP, em relatório.

Reajustes e Refis

Dentro da cena política, as atenções estão voltadas para a reunião entre o ministro Paulo Guedes e o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal, que ocorre no fim do dia.

Continua depois da publicidade

Ontem (12), a associação informou que 1.288 cargos já foram entregues no órgão, como forma de protesto ao reajuste que deve ser feito apenas aos policiais federais em 2022, segundo o que está previsto no Orçamento deste ano.

As reinvindicações, no entanto, atingem outras carreiras do funcionalismo público. Segundo o jornal Valor Econômico, pelo menos 46 categorias de servidores ligadas aos três Poderes já optaram por aderir aos protestos da próxima terça-feira (18), como forma de pressionar por reajustes salariais.

Governo e Congresso também entraram em acordo após o presidente vetar o Refis do Simples (Relp), aprovado no congresso. O governo justificou o veto alegando que seria um descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da lei que impede benefícios em anos eleitorais.

Será editada uma lei que prorroga de 31 de janeiro para 31 de março a regularização dos débitos. Nessa data, o Congresso já terá voltado do recesso e vai derrubar o veto presidencial.

Onde Investir 2022

InfoMoney – em parceria com a XP Investimentos – reúne alguns dos principais especialistas do Brasil e do mundo no evento Onde Investir 2022, online e gratuito, transmitido no canal do InfoMoney no YouTube. Confira a programação desta quinta-feira:

18h15 – O que esperar da economia mundial em 2022? As previsões da Blackstone, com Joe Zidle (Blackstone). Acesse aqui o link da transmissão.

Radar internacional

No mercado internacional, investidores repercutem os dados dos preços ao produtor dos Estados Unidos, que subiram 0,2% em dezembro na base mensal e acumularam alta de 9,7% em 2021, de acordo com relatório do Departamento de Trabalho divulgado nesta quinta-feira (13). O dado anual foi o maior desde que os dados começaram a ser calculados, em 2010.

Ainda assim, vieram ligeiramente abaixo do esperado. A projeção Refinitiv era de avanço de 0,4% na base mensal e de 9,8% na comparação anual.

Já os pedidos de seguro-desemprego da última semana, que também foram apresentados hoje, chegaram a 230 mil. Economistas consultados pela Reuters previam 200 mil solicitações para a última semana.

Agentes financeiros também monitoram a fala de Lael Brainard, vice-presidente do Federal Reserve (Fed), que é o banco central americano. Segundo ela, a autoridade monetária decidiu que vai encerrar o tapering (processo de redução de compra de ativos) no fim do primeiro trimestre.

A vice-presidente da instituição monetária americana também informou que ao fim do tapering haverá condição de iniciar a alta de juros. “O Federal Reserve conduzirá o aperto monetário de forma transparente”, comentou.

Baixe uma planilha gratuita que compara a rentabilidade dos seus ativos de renda fixa:[/newsletter-signup]