Publicidade
SÃO PAULO – O investidor que compra títulos públicos por meio do programa Tesouro Direto consegue ter uma estimativa do rendimento dos títulos até a data de vencimento, ou mesmo antes disso. Basta utilizar a ferramenta “calculadora”, disponível no site oficial do programa (http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx)
Para visualizar o rendimento dos títulos prefixados é preciso informar o tipo do título, a data da compra, a data do vencimento, o valor aplicado, a taxa paga pelo papel no momento da compra e a taxa de administração cobrada pelo banco ou corretora.
Para os títulos atrelados à inflação, além destas informações, é necessário informar a inflação para o período (se for uma simulação para saber o rendimento no longo prazo, é preciso estimar a taxa).
Continua depois da publicidade
Já no caso dos pós-fixados atrelados à Selic (taxa básica de juro), o investidor deve colocar a taxa do período a ser calculado.
É importante lembrar que para quem quer simular quanto vai receber no futuro, a calculadora é mais precisa no caso dos títulos prefixados. Já se você comprou títulos pós-fixados atrelados à Selic ou à inflação, é impossível saber com certeza qual será o rendimento – já que tanto a Selic quanto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mudam periodicamente. Uma alternativa para tentar estimar um rendimento aproximado é utilizar as previsões do mercado, como o Relatório Focus, do Banco Central, por exemplo.
Simulação de venda antecipada
Também é possível simular quanto você ganharia caso vendesse o título antes do seu vencimento. Ao clicar na opção “Simulação avançada- venda antecipada”, aparecem duas caixas de texto, uma para informar a data de venda e outra para digitar a taxa do papel na venda.