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Para as instituições financeiras, a transformação digital está elevando o mercado a novos patamares. No entanto, é preciso oferecer essa tecnologia otimizada e focada no seu público-alvo. O usuário final constrói uma relação muito mais próxima e positiva com seu negócio se a experiência com seus sistemas for positiva.
A experiência do usuário (User Experience) ainda é um tema pouco explorado em algumas instituições financeiras. Ainda assim, mais do que uma tendência, UX está se consolidando como um mindset fundamental diante da transformação digital. Essa área desenvolve soluções considerando todo o processo de interação do usuário com determinado sistema.
Muito mais do que focar na aparência, é preciso considerar todos os aspectos que envolvem a experiência de usuário: emoções, preferências, crenças, percepções, respostas físicas e psicológicas.
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Para que você possa entender melhor como UX pode beneficiar sua empresa, listamos a seguir 5 motivos para aplicar nos seus projetos. Confira!
- 1. Aumento da sua taxa de vendas
Se um usuário chega até a sua solução e encontra dificuldades ou problemas de navegação, a chance dele fechar seu app ou site e procurar algum outro concorrente é muito grande. Não adianta oferecer o valor mais atrativo se o cliente não consegue finalizar a compra. As boas práticas de UX podem evitar situações como esta e garantem que a sua solução se destaque. No setor financeiro, o processo de abertura de conta, por exemplo, é otimizado e planejado para evitar o abandono do formulário. Ações voltadas para a experiência geram uma melhora nas taxas de conversão, gerando melhores resultados.
- 2. Mais eficiência para o desenvolvedor
Direcionar o foco para a experiência do usuário não impacta somente o público final da sua solução, mas também todas as equipes envolvidas no seu desenvolvimento. É preciso entregar sistemas mais simples e eficientes para oferecer uma boa UX. Considerar essas questões é positivo para os desenvolvedores, pois poupará tempo e recursos, sem demandar dedicação em funcionalidades mais complexas do que o necessário. Seu internet banking, sua plataforma de investimentos e seu processo de abertura de contas podem estar disponíveis para o usuário mais rapidamente.
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- 3. Redução de custos
Com o desenvolvimento de um projeto mais enxuto e eficiente, os recursos gastos são menores. Ao fim do projeto, a economia faz toda diferença. Com uma interface que entrega uma boa experiência para o usuário, as ocorrências de suporte são menores, economizando também após a entrega.
4. Sua concorrência já está de olho em UX
Experiência do usuário não é para o futuro da tecnologia: é uma necessidade de agora. O mercado financeiro está mergulhando na transformação digital. Muitas empresas ainda estão descobrindo UX, mas a sua instituição financeira não pode ficar para trás. É preciso aplicar UX à mentalidade do seu negócio o quanto antes.
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- 5. Fundamental para o engajar seu público
Quando sua empresa desenvolve um app, um software ou uma plataforma online, existe um grande objetivo para esse investimento. Com UX bem implementada, a interação com seu público será muito melhor: seja para aumentar suas vendas, fortalecer seu branding, facilitar contato com clientes, entre outras razões. O público já está utilizando a internet para fazer suas movimentações financeiras, oferecer uma melhor experiência de uso faz toda a diferença para fidelização do seu cliente.
Foco na Experiência do Usuário
E então: sua empresa está se preparando para incorporar essa área aos processos e às soluções oferecidas? Possui uma equipe interna que possa absorver essa demanda? Pretende trabalhar com um parceiro externo?
Para que você conheça um pouco mais sobre UX e esteja a par de uma das pautas mais importantes de 2019, a Cedro Technologies produziu um ebook: “Foco na Experiência do Usuário: conheça o passo a passo dos processos de UX”. Conheça alguns dos temas explorados neste material.
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- – a vantagem de uma equipe de UX especializada no mercado financeiro;
- – as etapas iniciais para entendimento, definição de personas e jornadas;
- – as aplicações e as funcionalidades do projeto – o que gera valor e/ou esforço;
- – os protótipos do projeto para o visual design e o desenvolvimento técnico;
- – o acompanhamento e análise constante do projeto.
Download do ebook Foco na Experiência do Usuário: conheça o passo a passo dos processos de UX.