Publicidade
Bruno Ramos, fundador da Rio Claro Lúpulos, no Shark Tank Brasil
As cervejas artesanais do país estão prestes a se tornar mais brasileiras. Pelo menos é isso que espera o empresário Bruno Ramos, fundador da Rio Claro Lúpulos. A companhia se auto intitula a primeira empresa a produzir lúpulo — principal ingrediente da cerveja — em solo brasileiro.
Para fazer seu plano decolar, Ramos, que é amante de cervejas artesanais, foi até o programa Shark Tank Brasil. O empresário conseguiu um aporte de R$ 500 mil por 15% da sua empresa, trazendo João Appolinário, fundador da Polishop, como sócio do negócio.
Continua depois da publicidade
Com o novo aporte, Ramos espera finalmente poder comercializar o produto, que até agora estava restrito a testes. As condições climáticas do hemisfério sul sempre foram desfavoráveis para a produção de lúpulo, mas com o cruzamento de duas plantas e um tratamento do solo feito pela Rio Claro, o projeto vingou.
Hoje, os maiores produtores de lúpulo são os Estados Unidos e a Alemanha. Por isso, a matéria-prima usada para a fabricação de cervejas no Brasil não é fresca e impossibilita a produção de alguns tipos específicos de cerveja.
O Shark Tank Brasil dá oportunidades de empreendedores novatos conseguirem deslanchar o negócio com a ajuda de empresários já consolidados no mercado. O programa tem exibição no Canal Sony toda sexta-feira às 22h, com reprise no domingo às 23h.
Continua depois da publicidade
Entre os empresários participantes do programa estão Cris Arcangeli, empresária do ramo de moda, beleza e bem-estar, Camila Farani, um dos maiores nomes em investimento-anjo do Brasil, o dono da rede de comida chinesa China In Box Robinson Shiba, Caito Maia, criador da Chilli Beans e o fundador da Polishop João Appolinário. Os episódios podem ser vistos também no aplicativo Canal Sony. Clique aqui para saber mais sobre o programa.