Publicidade
A transformação digital no agronegócio aumenta a produtividade e potencializa os ganhos em eficiência. Ao investir em tecnologia é possível, entre outras vantagens, automatizar processos, controlar as demandas, aprimorar métodos de trabalho e reduzir falhas operacionais. Seguindo essa estratégia, a Agrodanieli, empresa que atua em todos os elos do setor, investiu no sistema de gestão gerencial, conhecido como ERP, como ponto crucial de conexões de informações de todos os seus negócios.
Por meio do ERP é possível gerenciar todas as unidades do Grupo e os movimentos do que cada uma delas efetua ou produz. Antes deste investimento, a empresa ainda não contava com a integração dos cerca de 20 softwares de gestão. Hoje, todos estão integrados entre si. Este foi o foco em 2020, viabilizar e otimizar a integração de todos estes sistemas de informação com o ERP, processando e unindo todos os dados e disponibilizando de forma inteligente e unificada para todo o time gerencial.
“Esta integração trouxe a inteligência dos dados à tona e possibilitou que tenhamos a visão integrada dos nossos negócios. Atuamos no mercado de proteína animal. Contamos com 2 abatedouros de aves e 1 de suínos. 50% de nossa produção é comercializada no RS, mas também atuamos em SC, PR, SP, RJ, e exportamos para mais de 30 países diferentes”, destaca o Gerente de Tecnologia da Informação na Agrodanieli, Rodrigo Augusto Menon.
Continua depois da publicidade
“Não adianta investirmos em sistemas diversos, drones, máquinas inteligentes, se não tivermos um bom ERP por traz, conectando todas as tecnologias e transformando os dados em inteligência. O ERP é a base da gestão de dados eficiente”.
“O maior desafio do projeto foi integrar os softwares utilizados em uma estrutura que viabilizasse ter informações ágeis para a tomada de decisão. Para que isso fosse possível, nos dedicamos em conhecer o dia a dia do cliente. Essa proximidade permitiu o trabalho em conjunto da nossa Fábrica de Software com a equipe de TI do cliente no desenvolvimento de soluções especificas para a Agrodanieli”, explica Cristiane Tonet, diretora comercial da Sancon, canal da Senior Sistemas no Oeste Catarinense.
Continua depois da publicidade
Tecnologia para uma grande empresa do agronegócio
Hoje a Agrodanieli tem 2.400 colaboradores diretos, cerca de 8.000 clientes, mais de 300 produtores integrados e atende 1.250 pedidos por dia. Além disso, 14% da produção da empresa é destinada à exportação. Pensando neste cenário, Menon explica que o ERP da Senior Sistemas trouxe a escalabilidade adequada ao modelo de negócios da empresa.
“Nosso cenário hoje pede um nível de compliance muito maior para processos fiscais, contábeis e financeiros. Com um ERP robusto temos o fechamento de balanço no décimo segundo dia útil. E muito mais suporte sistêmico aos processos de negócio”, reforça o Gerente de TI da Agrodanieli.
Continua depois da publicidade
A transformação digital da empresa não ficou apenas no ERP. A Agrodanieli desenvolveu um novo posicionamento com uma área de TI totalmente voltada ao negócio.
“O objetivo deste investimento é transformar o clima e o posicionamento da empresa. Com isso a Agrodanieli visa focar no negócio, com respostas mais rápidas, gestão orçamentária, alternativas de investimento. Para isso escolhemos o ERP da Senior Sistemas para ser o ponto focal, que reúne todas as soluções de gestão da nossa companhia. Além do ERP também usamos o HCM para Gestão de RH”.
Com o ERP, hoje, a Agrodanieli consegue acompanhar as vendas, tomar decisões com base em dados e números, interagir de forma simples com outros softwares, e lidar com uma média de 600 chamados por mês. Ao iniciar o processo de transformação digital, a companhia também teve a preocupação de estruturar a parte física, inovando o data center, a rede, tudo pensando em atuar com alta disponibilidade e garantindo o fácil acesso a dados. Um olhar bastante atencioso para as tendências do mercado, que atualmente pedem processos cada vez mais digitais.