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RH conectado ao WhatsApp, APP do Ponto e outras tecnologias ganham espaço nas empresas

Junto com o HCM, solução de gestão de pessoas, inovações estão auxiliando o time de Recursos Humanos quando o assunto é experiência do colaborador e otimização de processos

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Uma das novidades do HCM é a assistente SARA, que utiliza de inteligência artificial para estar sempre à disposição dos colaboradores no WhatsApp
Uma das novidades do HCM é a assistente SARA, que utiliza de inteligência artificial para estar sempre à disposição dos colaboradores no WhatsApp

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O ano de 2020 deu lugar a produção remota em muitas companhias. Uma transformação que gerou uma nova demanda para a área de Recursos Humanos. Para realizar com eficiência seus processos, os profissionais de RH contam hoje com tecnologias que oferecem métricas e que facilitam comunicação entre a instituição e todo o time de colaboradores. E mais do que isso, inovações que geram uma experiência positiva para as pessoas e que integram os times independente de onde estejam presencialmente.

A Senior Sistemas, empresa especialista em tecnologia para gestão, traz em seu portfólio a solução HCM para gestão de pessoas, ferramentas que hoje são essenciais para manter os colaboradores conectados com a empresa a qualquer hora, em qualquer lugar.

O Head de RH da Senior, Ricardo Kremer, conta que três soluções estão ajudando muito na jornada do home office:o Aplicativo de ponto, que teve um crescimento de 800% de acessos desde começou a pandemia; Admissão digital; Painel de autoatendimento e o Moods – solução para gestão de clima – especialmente em momentos de distanciamento social, home office.

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“A intensificação do trabalho remoto reforçou a necessidade de ouvir e entender a percepção das pessoas em relação a empresa. O Moods, nossa plataforma de gestão de clima, está auxiliando nossos clientes a ter dados quase que em tempo real sobre a percepções dos colaboradores sobre o ambiente, auxiliando o RH e principalmente as lideranças a tomarem ações para manter as pessoas engajadas no negócio”, afirma o especialista da Senior Sistemas.

A empresa, que é uma das mais conhecidas pelos profissionais do departamento de Recursos Humanos, hoje tem mais de 6 milhões de folhas de pagamento processadas via HCM, além de mais de 10.000 companhias utilizando as tecnologias da companhia.

“Com a tecnologia, as tarefas manuais que exigem muito tempo do profissional de RH podem ser executadas com muito mais agilidade por softwares de Gestão de Pessoas, como o HCM. Além disso, esses sistemas não só automatizam os processos, como também agregam facilidade, rapidez e mais exatidão nos resultados, diminuindo a necessidade de retrabalho”, explica Kremer.

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RH ESTRATÉGICO

Entre outros benefícios do uso do HCM no RH estão a facilidade para acompanhar indicadores, aumento do engajamento dos colaboradores, transparência na autorização de benefícios, facilidade nos processos de recrutamento e seleção e autogerenciamento. Toda essa autonomia aumenta a transparência entre o profissional e a organização, além de facilitar também a rotina dos líderes.

“Ao invés de dedicar a maior parte do tempo administrando férias e gerando folhas de pagamento, o RH passa a democratizar as informações através do uso de People Analytics e atuar como coach das lideranças nos processos de seleção, capacitação, performance e inovação para a equipe”, destaca o especialista.

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“Ter todo o processo manual era um problema para nós. Isso inclui avaliação de desempenho, pesquisa de clima, recrutamento e seleção, etc. Um formato de trabalho que nos tirava agilidade e que nos fazia acumular muitos papéis. Com o HCM o aumento significativo da nossa produtividade é o nosso principal benefício hoje”, destaca Anete Diehl Martins, Gerente de Recursos Humanos da Docile, empresa brasileira que atua na área de snacks e doces como pastilhas, balas de goma, marshmallows, refrescos, chicles, balas de gelatina, etc.

IA NO WHATSAPP
Uma das novidades do HCM é a assistente SARA, que utiliza de inteligência artificial para estar sempre à disposição dos colaboradores no WhatsApp, com informações como folhas de pagamento, saldo de férias, entre outras questões que muitas vezes pedem longos processos de login, busca e acesso em sistemas.

“Nosso objetivo é oferecer um RH no seu celular 24 hora por dia, 7 dias da semana. Os usuários não precisam investir em novas tecnologias para ter em mãos esse tipo de facilidade. O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais usadas hoje, tanto no campo profissional como na rotina pessoal. Por esta razão entendemos que inserir a SARA nesta plataforma, faz todo sentido com o nosso propósito de otimizar processos, desburocratizando o acesso a informações que são básicas”, comenta Ricardo Kremer, Head de Produto HCM na Senior.

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