Conteúdo oferecido por

Mudando de carreira: assessor deixa de estruturar produtos em bancos para montar escritório milionário

Fernando Bento começou sem carteira de clientes pessoa física formada e já captou R$ 100 milhões em dois anos

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Foram mais de duas décadas trabalhando na tesouraria e na estruturação de produtos financeiros em alguns dos maiores bancos em operação no Brasil antes de abrir seu próprio escritório de investimentos. Fernando Bento, sócio-fundador da FMB Investimentos, usou toda essa experiência para criar um negócio por conta própria e em cerca de dois anos de atuação já acumulava mais de R$ 100 milhões sob custódia.

Profissionais com origem em grandes bancos costumam carregar carteiras de clientes próprias quando optam por montar um escritório. Mas, para Fernando Bento, o início foi bem diferente: começando do zero, os primeiros clientes foram familiares e amigos. “O começo é com pessoas mais próximas, porque essa é uma área que exige muita confiança no nosso trabalho”, explica.

A expansão da carteira veio por indicações de novos clientes. “É um processo que exige um certo tempo de maturação, mas consegui ter crescimento em todos os meses”, afirma. Questionado sobre o que recomendaria para os interessados em seguir a mesma trajetória, a dica é manter a paciência. “Não pode achar que logo no primeiro mês terá o mesmo salário que tinha no banco, a proposta é diferente, é de crescimento”, diz.

Continua depois da publicidade

A estrutura da FMB Investimentos, localizada em São Paulo, está conectada à plataforma de produtos da XP. Nesses menos de dois anos, a operação montada por Fernando Bento foi indicada entre as revelações de toda a rede da XP para 2017.

Veja aqui como seguir o mesmo caminho para montar um escritório próprio.

Carreira empreendedora

Após 23 anos de experiência acumulada em instituições como Itaú BBA, Santander, Unibanco, BankBoston, Votorantim e Safra, Fernando Bento decidiu dar um novo rumo para a sua profissão. “Eu tive uma boa carreira dentro dos bancos, mas em certo momento da minha vida perdi o interesse na vida corporativa bancária e vi que era o momento para seguir uma carreira empreendedora”, conta.

Continua depois da publicidade


Fernando Bento | Crédito: Divulgação

Bento acrescenta que para o profissional da área de finanças ou investimentos são poucas as oportunidades para conseguir de fato empreender, e por isso aproveitou a chance quando começou a observar a ascensão dos escritórios conectados à rede da XP Investimentos. “Tem sido uma satisfação pessoal muito grande poder atuar com mais liberdade, apesar de trabalhar muito é mais prazeroso.”

A atuação focada em pessoa jurídica não foi um impedimento para seguir uma carreira voltada para pessoas físicas. Bento explica que a experiência com a estruturação de produtos foi importante para entender o funcionamento dos investimentos e passar esse conhecimento para seus clientes. Nos bancos, Bento participou da estruturação de produtos como fundos de investimentos, debêntures, CDBs, LCIs, LCAs, derivativos, Commercial Paper – apenas para citar alguns.

Continua depois da publicidade

Agora, com acesso aos produtos da XP, Bento afirma que a plataforma da instituição “tem uma série de produtos muito superiores a qualquer banco em termos de rentabilidade e emissores diferentes”, o que facilita o trabalho para montar estratégias para o cliente.

Se você também quer seguir uma carreira empreendedora no mercado financeiro em parceria com a XP, clique aqui e entenda como começar.

Disclaimer:

CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”), tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.