Publicidade
O movimento de desbancarização no Brasil está apenas começando. Um estudo da Oliver Wyman mostra que os grandes bancos do país ainda concentram cerca de 95% dos ativos de investimento do segmento de varejo. Nos Estados Unidos, esse percentual é de apenas 13%. A situação por aqui, portanto, deve mudar muito. E é diante desse cenário que a RP Capital se prepara para assumir o lugar deixado pelos bancos.
O maior símbolo dessa preparação é o novo espaço da empresa. A RP — que é uma assessoria de investimentos vinculada ao Grupo XP — inaugurou um novo escritório com mais de 400 metros quadrados em Ribeirão Preto (SP) em um dos bairros mais nobres da região.
A empresa tem atualmente 22 assessores. O escritório novo comporta o triplo de profissionais. A RP espera ocupá-los com profissionais experientes do mercado financeiro e capacita-los para um atendimento diferenciado.
Continua depois da publicidade
“Os próximos dois anos são fundamentais para definir posicionamento de mercado. Os investimentos sairão dos grandes bancos e nós estamos nos posicionando para ganhar marketshare”, afirma Rafael Pavan, sócio da RP. Se o objetivo é triplicar o número de assessores, quando se trata de clientes e seu patrimônio a ambição da RP é ainda maior: chegar aos R$ 4 bilhões sob custódia em 2020.
A nova casa: com novo escritório, RP tem capacidade para triplicar número de assessores
Os objetivos são compatíveis com o crescimento acelerado que a RP tem desde o seu início. Há pouco mais de quatro anos no mercado, ajudando seus clientes a melhorar os investimentos, a empresa está prestes a chegar ao valor de R$ 1 bilhão sob custódia, atuando exclusivamente em Ribeirão Preto.
Continua depois da publicidade
Além de ser o maior escritório de Ribeirão Preto, a RP também está entre os maiores escritórios com operação offshore no Brasil — o que coloca a empresa em quarto lugar no ranking de offshore da XP. Essa operação é fruto de uma fusão realizada com o escritório B&M, que não só aumentou o tamanho da RP como também agregou em conhecimento de mercado e ampliou as possibilidades de crescimento.
Diferentemente da maioria dos escritórios de investimentos, em que cada assessor tem sua carteira de clientes, na RP existe apenas uma carteira: a do escritório. Os clientes são divididos entre os assessores de maneira a beneficiar a todos. “Dessa forma, não há competição entre os assessores e podemos indicar para cada cliente o assessor que melhor se encaixa em seu perfil”, afirma Pavan. Para isso, o escritório tem, por exemplo, assessores mais voltados para renda variável e outros para renda fixa.
Ainda no processo de gestão, os assessores da RP têm um plano de carreira que começa com um período de captação de clientes e de incubação. Aos poucos, o assessor vai crescendo e pode, meritocraticamente, ter a oportunidade de se tornar sócio do negócio.
Continua depois da publicidade
Os sócios. Da esquerda para a direita: Rafael Sampaio Geretto Pavan, Rafael Pereira dos Santos Cruz e Luiz Antonio Fukuhara Filho
O modelo de gestão parece ter dado certo: a qualidade no atendimento cresce significativamente no ranking NPS – pesquisa de qualidade no atendimento realizada semestralmente com os próprios clientes.
A RP está no ranking parcial dos melhores escritórios de investimentos e deve integrar o G20 — grupo formado pelos 20 escritórios da XP com maior destaque. “Nosso maior ativo são nossos clientes. Temos que melhorar a experiência deles conosco a cada dia e estamos investindo muito na contratação e treinamento de novos assessores”, comenta Pavan. A julgar pelos planos dos sócios, a RP tem muito mais o que avançar. E o escritório de 400 m² pode ficar pequeno em breve.
Continua depois da publicidade
Se você também quer mudar de carreira, clique aqui para ser um assessor XP.
Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A . Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em
suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.