Mark Mobius: o guru dos mercados emergentes

Nome completo:Joseph Bernhard Mark Mobius
Ocupação:Investidor especialista em mercados emergentes e sócio-fundador da Mobius Capital Partners
Local de nascimento:Hempstead, em Nova York (EUA)
Data de nascimento:17/08/1936

Quem é Mark Mobius

Com décadas de experiência em mercados emergentes, o investidor Joseph Bernhard Mark Mobius já visitou 112 países e viajou mais de 1 milhão de milhas (cerca de 1,6 milhão de quilômetros) para encontrar, por todo o mundo, empresas subvalorizadas e comprar as ações dessas companhias antes de outros investidores.

Mobius já gerenciou cerca de US$ 50 bilhões de ativos e investiu em mais de 5 mil empresas. Atualmente, é sócio fundador da Mobius Capital Partners.

Família e formação

Nascido nos Estados Unidos em 1936, filho de mãe porto-riquenha e pai alemão, Mark Mobius é formado em comunicação pela Universidade de Boston e PhD em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), tendo estudado ainda na Universidade de Wisconsin, na Universidade do Novo México e na Universidade de Quioto, no Japão.

Mobius ainda fazia seu doutorado, concluído em 1964, quando realizou o primeiro investimento, na empresa de comunicações COMSAT Corporation, que foi tema de sua tese. No entanto, começou a se interessar mesmo pelo assunto quando foi trabalhar em uma empresa de análise em Hong Kong. Na ocasião, mesmo sem saber nada de análise fundamentalista, estudou o mercado de ações a pedido de um cliente e evitou que ele tivesse um grande prejuízo. Foi, então, que se apaixonou pelo mundo dos investimentos.

Admirador do carnaval carioca, o investidor geralmente aproveita para fazer suas visitas a negócios no Brasil no início do ano, assim consegue acompanhar ao vivo os desfiles no Rio de Janeiro. Ele já esteve mais de dez vezes na Marquês de Sapucaí.

De acordo com Mobius, a gigantesca festa pagã que acontece por aqui é uma amostra do potencial do país e dos brasileiros e sua teoria foi provada com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.

Carreira

Antes de fundar a Mobius Capital Partners, em maio de 2018, Mark Mobius já trabalhava havia mais de 40 anos com mercados emergentes. Em 1987, foi convidado pelo investidor John Templeton a tocar um dos primeiros fundos de mercados emergentes, na Franklin Templeton Investments.

Quando assumiu como presidente-executivo do Templeton Emerging Markets Group, a empresa era responsável pela gestão de US$ 100 milhões de ativos em seis mercados. Quando Mobius deixou a empresa, eram US$ 50 bilhões de ativos em cerca de 70 países, principalmente na Ásia, na América Latina, na África e no Leste Europeu.

Antes de ingressar na Templeton, Mobius deu aulas de comunicação, trabalhou em diversas instituições financeiras asiáticas e teve uma consultoria em marketing responsável pelo licenciamento de produtos do personagem de quadrinhos Snoopy, do cartunista Charles Schulz, na Ásia.

A Mobius Capital Partners foi fundada com Carlos von Hardenberg e Greg Konieczny, que trabalhavam com Mobius na Templeton, e tem entre seus princípios de investimento melhorar os padrões de governança e a atenção às responsabilidades social e ambiental nas companhias dos mercados emergentes.

No fim dos anos 1990, Mobius foi convidado pelo Fórum Global de Governança Corporativa do Banco Mundial para ser membro do Conselho do Setor Privado e cochairman da Força-Tarefa de Responsabilidade do Investidor. Atualmente também é membro do Conselho Consultivo de Economia da IFC (Corporação Financeira Internacional).

Mobius escreveu mais de dez livros, entre eles O Guia do Investidor para Mercados Emergentes, e foi tema de uma biografia em quadrinhos, publicada em 2007: Mark Mobius – An Illustrated Biography.

Conceitos e estratégias de investimento

Mobius é um investidor de longo prazo e fundamentalista, que busca comprar empresas de valor, ou seja, cuja as ações estejam negociadas abaixo do preço considerado justo, o que costuma ocorrer durante crises financeiras. Com essa meta, viaja o mundo todo em busca de boas oportunidades, antes que outros investidores as encontrem. A estratégia após a compra é aguardar até que a companhia se valorize, sempre pensando em vendê-la anos à frente.

Veja também:

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  • Ao adquirir papéis de uma empresa, o investidor considera não apenas o balanço da companhia, com números que mostrem como ela está em relação ao mercado, mas também pesquisar as pessoas responsáveis pela gestão e o conhecimento que elas têm.

    O foco nos padrões de governança faz parte, inclusive, da estratégia de sua atual empresa, a Mobius Capital Partners. Os investidores buscam empresas que estejam de acordo com o conceito ESG (sigla em inglês que faz referência às melhores práticas ambientais, sociais e de governança ), ou seja, as preocupações com esses temas são elementos que dão valor a uma empresa.

    Recentemente, Mobius declarou, por exemplo, que antes de investir em empresas de energia ou mineração no Brasil teria de fazer uma boa análise para garantir que a compra valeria a pena.

    Outra preocupação que as empresas precisam ter para fazer parte da carteira de Mobius é a tecnologia. Com a pandemia, a transformação digital foi acelerada e, para ter um futuro próspero, as companhias precisam estar on-line.

    Uma técnica para obter bons retornos a longo prazo usada por Mobius é evitar a concentração de investimentos em poucos papéis, erro que cometeu no início da carreira, e não dar grandes tacadas de uma só vez.

    As primeiras ações brasileiras compradas por Mobius foram da Telebras, privatizada em 1998. Desde então, nunca mais parou de investir no país.

    Atualmente, o mercado brasileiro é um dos que mais recebe investimento dos fundos de Mark Mobius, ao lado de China e Índia. Durante a pandemia do coronavírus, o investidor diz ter aproveitado algumas oportunidades do varejo e do setor de saúde, como s papéis da Lojas Americanas, da B2W, da Yduqs e do Fleury.

    Além das oportunidades em bolsa, Mobius também é um conhecido defensor do investimento em ouro, que deve ser ao menos 10% da carteira.

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