Escolhido para o Itamaraty, Aloysio Nunes é investigado no STF e já criticou Trump

Tucano já entra para a equipe de Temer entre os nomes que estão sendo investigados por irregularidades

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Escolhido por Michel Temer para substituir José Serra no Ministério das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) faz parte da lista de investigados da equipe de Michel Temer. Atualmente, ele é alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) envolvendo crimes de falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

Baseado em informações reveladas na delação premiada do sócio majoritário da construtora UTC, Ricardo Pessoa, o inquérito foi aberto em setembro de 2015 pelo ministro Celso de Mello, após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Segundo a delação, Aloysio recebeu R$ 300 mil da UTC de forma oficial e outros R$ 200 mil de caixa dois durante sua campanha ao Senado Federal, em 2010 – propina paga para favorecer contratos entre a empreiteira e a estatal. Ele nega ter cometido qualquer irregularidade.

Continua depois da publicidade

Outro problema que Aloysio pode enfrentar está na relação com os Estados Unidos, já que desde a eleição por lá ele fez duras críticas à Donald Trump. Pouco após a confirmação da vitória do bilionário, o tucano classificou o novo presidente norte-americano como “o partido republicano de porre”. “É o que há de pior, de mais incontrolado, de mais exacerbado entre os integrantes de seu partido”, concluiu. 

Apesar das críticas a Trump, o tucano não deve mexer no “legado” deixado por Serra no Itamaraty. Antes de pedir demissão em 22 de fevereiro ao alegar problemas na coluna, o ex-chanceler destacou-se pelo discurso alinhado aos interesses norte-americanos e por casos criados na América Latina, entre eles sua campanha pela derrubada de Nicolás Maduro do governo da Venezuela.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.