Publicidade
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, na noite de quarta-feira (18), 26 superintendentes regionais da Polícia Rodoviária Federal e 18 da Polícia Federal. Os afastamentos foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União.
A saída dos antigos chefes da PRF nos estados – em portarias rubricadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA) – pode ser interpretada com uma tentativa do atual governo de neutralizar possíveis influências político-ideológicas na corporação.
Em novembro, o então diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, virou réu na Justiça Federal do Rio de Janeiro sob acusação de usar o cargo para fazer campanha para a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
Continua depois da publicidade
Ele também é investigado por ordenar uma série de barreiras feitas pela PRF no dia do segundo turno das eleições. Em vídeos que circularam no dia das eleições, vários eleitores nordestinos em transporte público se queixaram de que não estariam conseguindo chegar aos locais de votação.
A omissão da PRF em desmobilizar os bloqueios em estradas logo após o anúncio do resultado das eleições também é alvo de investigação. Para o Ministério Público Federal há indícios de motivação política no caso.
No fim de dezembro, Vasques se retirou da carreira de policial rodoviário, e se aposentou com “com proventos integrais e paridade correspondentes ao subsídio do cargo efetivo”, segundo o DOU.
Continua depois da publicidade
Atualmente o diretor-geral da PRF é Antônio Fernando Souza Oliveira, nomeado no último dia 2, quando as mudanças nas superintendências regionais ainda não tinham sido concretizadas. Até a tarde desta quinta-feira (19), os nomes dos substitutos nos Estados não haviam sido divulgados.
Mudanças na PF
A mesma edição extra do Diário Oficial da União de quarta-feira traz a nomeação dos novos superintendentes regionais da Polícia Federal, em portaria assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA).
Assumem os cargos:
Continua depois da publicidade
Alagoas: Luciana Paiva Barbosa;
Amazonas: Umberto Ramos Rodrigues;
Goiás: Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente;
Continua depois da publicidade
Maranhão: Sandro Rogério Jansen Castro;
Mato Grosso: Ligia Neves Aziz Lucindo;
Mato Grosso do Sul: Agnaldo Mendonça Alves;
Continua depois da publicidade
Minas Gerais: Tatiana Alves Torres.
Pará: José Roberto Feres;
Paraíba: Christiane Correa Machado;
Paraná: Rivaldo Venâncio;
Pernambuco: Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti;
Rio de Janeiro: Leandro Almada da Costa;
Rio Grande do Norte: Larissa Freitas Carlos Perdigão;
Rondônia: Larissa Magalhães Nascimento;
Santa Catarina: Aletea Vega Marona Kunde;
São Paulo: Rogério Giampaoli;
Sergipe: Aline Marchesini Pinto;
Tocantins: Reginaldo Donizetti Gallan Batista.