Lula diz que levará a demais membros do Mercosul possibilidade de acordo com Vietnã

Premiê do país asiático, Phạm Minh Chính, assinou uma série de acordos bilaterais durante a visita

Reuters

Brasília (DF) 25/09/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (e) cumprimenta o Primeiro Ministro da República Socialista do Vietnã, Pham Minh Chinh (d) durante declaração conjunta à imprensa, no Palácio do Itamaraty
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Brasília (DF) 25/09/2023 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (e) cumprimenta o Primeiro Ministro da República Socialista do Vietnã, Pham Minh Chinh (d) durante declaração conjunta à imprensa, no Palácio do Itamaraty Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que é do interesse do Brasil realizar uma aproximação entre o Mercosul e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), e afirmou que irá levar aos demais membros do bloco sul-americano a possibilidade de um acordo comercial com o Vietnã.

“Discutimos também o interesse do Vietnã de celebrar um acordo comercial com o Mercosul. Vou levar o tema a nossos parceiros do Mercosul, aproveitando a presidência brasileira”, disse Lula em declaração à imprensa no âmbito de visita ao Brasil do primeiro-ministro vietnamita, Phạm Minh Chính.

“Tenho certeza de que avançaremos nessa discussão. É do nosso interesse aproximar o Mercosul da Asean”, acrescentou Lula.

Continua depois da publicidade

O premiê do Vietnã, que assinou uma série de acordos bilaterais durante a visita, disse ter esperança que “em breve” o Brasil irá reconhecer a situação de economia de mercado do Vietnã, o que disse ser “muito importante para promover os investimentos” no país.