Mobius investe no Brasil e aposta: impeachment de Dilma ainda não foi precificado

O impacto da possível remoção de Dilma ainda não está totalmente precificado nas ações brasileiras, disse Mark Mobius, presidente-executivo do conselho do Emerging Markets Group

Bloomberg

Bloomberg
Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A Franklin Templeton está ampliando seus investimentos no Brasil apostando que o esperado impeachment da presidente Dilma Rousseff, neste mês, impulsionará os ativos do país.

O impacto da possível remoção de Dilma ainda não está totalmente precificado nas ações brasileiras, disse Mark Mobius, presidente-executivo do conselho do Emerging Markets Group da gestora de fundos, em entrevista televisiva à Bloomberg Markets Middle East. O real, que teve uma valorização de 15% neste ano, é sua moeda favorita entre os mercados emergentes, disse ele.

Dilma pode ser forçada a sair temporariamente em meados de maio se uma maioria simples de senadores decidir em votação que ela deve ser julgada por supostamente ter maquiado as contas públicas para mascarar o tamanho do déficit orçamentário. O vice-presidente Michel Temer, que seria seu sucessor, está montando uma equipe “market-friendly” que os investidores esperam que resolva rapidamente os problemas econômicos do Brasil. Essas apostas já começaram a impulsionar uma alta do real, embora membros do PT digam que Temer reduziria programas sociais para atender aos interesses do empresariado.

Levantamento exclusivo do InfoMoney revela o que 44 gestoras esperam do Brasil. Cadastre-se e receba o material completo

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Estamos adicionando dinheiro no Brasil”, disse Mobius. “Se você olhar para onde caminhamos em comparação com as altas anteriores, notará que há um longo caminho a percorrer. Talvez mais 100% a 200%”.

O Ibovespa subiu cerca de 25% neste ano com base na especulação dos investidores de que a saída de Dilma dará origem a um novo governo mais capaz de resolver os problemas econômicos e financeiros do país. O Brasil registrou o maior déficit primário da história no primeiro trimestre, mostraram números oficiais no mês passado e a desaceleração das commodities prejudicou uma das maiores exportações do Brasil. As acusações de corrupção também assolaram a Petrobras.

As ações russas também poderão tirar proveito de grandes entradas de recursos se houver alguma decisão dos EUA ou da União Europeia de reduzir ou cancelar as sanções, disse Mobius. O índice de referência russo, o Micex, subiu cerca de 11 por cento neste ano e é negociado perto de uma alta recorde. Os analistas ampliaram suas projeções de lucros porque a recuperação do petróleo aumenta a probabilidade de o país emergir da recessão mais rapidamente.

Continua depois da publicidade

“A outra grande oportunidade é a Rússia, porque está fechada para nós e para muitos outros investidores por causa das sanções”, disse Mobius. “Se as sanções forem retiradas, poderemos ver um enorme aumento nas ações russas”.

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; CLIQUE AQUI e baixe!

Continua depois da publicidade

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.