Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, nesta terça-feira (8), o discurso protocolar de abertura da Cúpula da Amazônia, promovida pelos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Belém (PA).
Em sua fala, Lula destacou a importância do movimento de aproximação entre os 8 países amazônicos que integram o grupo (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e chamou atenção para o momento desafiador enfrentado pelo planeta no debate climático.
“Desde que o tratado de cooperação da Amazônia foi assinado, em 1978, os chefes de Estado só se encontraram 3 vezes: em 1989, em 1992 e em 2009. Todas elas em Manaus. Há 14 anos que não nos reuníamos. É a primeira vez que o fazemos aqui no Pará e a primeira vez no contexto de severo agravamento da crise climática”, afirmou.
Continua depois da publicidade
“Nunca foi tão urgente retomar e ampliar essa cooperação. O desafio da nossa era e as oportunidades que surgem demandam ação conjunta”, disse.
Durante seu discurso, Lula disse que o encontro tem três grandes propósitos: 1) a discussão e a promoção de uma nova visão de desenvolvimento sustentável e inclusivo na região, combinando proteção ambiental com geração de empregos e a defesa dos direitos das populações locais; 2) medidas para o fortalecimento da OTCA; e 3) o fortalecimento da posição dos países detentores de florestas tropicais nas agendas globais do enfrentamento às mudanças climáticas e da reforma do sistema financeiro internacional.
“Precisaremos conciliar a proteção ambiental com a inclusão social, o fomento à ciência tecnológica e inovação, o estímulo à economia local, o combate ao crime internacional, e a valorização dos povos indígenas e de comunidades tradicionais e seus conhecimentos ancestrais”, destacou.
Continua depois da publicidade
“O fato de estarmos todos juntos aqui ‒ governos, sociedade civil e academia, estados e municípios, parlamentares e lideranças ‒ reflete nossa intenção de trabalhar por esses três grandes objetivos”, disse.