PT chama economistas André Lara Resende e Persio Arida para equipe de transição

Considerados "pais" do Plano Real, economistas deverão fazer parte da equipe responsável pela transição da pasta de Paulo Guedes

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os economistas André Lara Resende e Persio Arida, que participaram da formulação do Plano Real, foram convidados pelo Partido dos Trabalhadores para comporem a equipe de transição na área econômica. Guilherme Mello, que contribuiu com o programa de governo da campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também foi chamado.

Segundo os jornais O Globo e Valor Econômico, Lara Resende e Mello já aceitaram o convite. Já Arida ainda não respondeu, mas há a expectativa de que também integre o time liderado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da equipe de transição.

Muito próximo da senadora Marina Silva (Rede), uma das cotadas para ocupar um dos ministérios do novo governo Lula a partir do ano que vem, André Lara Resende declarou apoio à campanha do ex-presidente ainda no primeiro turno das eleições. Além de ser um dos “pais” do Plano Real, foi presidente do BNDES durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Continua depois da publicidade

Ex-presidente do BNDES e do Banco Central, Persio Arida foi coordenador do programa econômico de Alckmin na disputa pelo Planalto, em 2018, e declarou voto em Lula no segundo turno.

Já Guilherme Mello é um quadro do próprio PT. Professor da Unicamp, ele também faz parte da Fundação Perseu Abramo. Em setembro, concedeu uma entrevista ao InfoMoney sobre as propostas do então candidato Lula à presidência (confira a íntegra no player acima).