Publicidade
Os economistas André Lara Resende e Persio Arida, que participaram da formulação do Plano Real, foram convidados pelo Partido dos Trabalhadores para comporem a equipe de transição na área econômica. Guilherme Mello, que contribuiu com o programa de governo da campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também foi chamado.
Segundo os jornais O Globo e Valor Econômico, Lara Resende e Mello já aceitaram o convite. Já Arida ainda não respondeu, mas há a expectativa de que também integre o time liderado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da equipe de transição.
Muito próximo da senadora Marina Silva (Rede), uma das cotadas para ocupar um dos ministérios do novo governo Lula a partir do ano que vem, André Lara Resende declarou apoio à campanha do ex-presidente ainda no primeiro turno das eleições. Além de ser um dos “pais” do Plano Real, foi presidente do BNDES durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Continua depois da publicidade
Ex-presidente do BNDES e do Banco Central, Persio Arida foi coordenador do programa econômico de Alckmin na disputa pelo Planalto, em 2018, e declarou voto em Lula no segundo turno.
Já Guilherme Mello é um quadro do próprio PT. Professor da Unicamp, ele também faz parte da Fundação Perseu Abramo. Em setembro, concedeu uma entrevista ao InfoMoney sobre as propostas do então candidato Lula à presidência (confira a íntegra no player acima).