Este domingo (30) é o dia do segundo turno das Eleições 2022. Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores, com idade entre 18 e 69 anos, vão escolher quem será o próximo presidente do Brasil.
Neste ano, há uma novidade: a unificação do horário de votação em todo o país. Assim como aconteceu no primeiro turno, neste domingo todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
Assim, caso você more numa cidade de algum desses estados: em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, a votação acontece das 6h às 15h do horário local.
Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começa às 6h e termina às 15h do horário local. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença.
Nos outros 51 municípios do Amazonas, a votação vai das 7h às 16h do horário local. Já em Fernando de Noronha (PE), ela vai das 9h às 18h também do horário local. Tudo isso para coincidir com o horário de Brasília.
Como todas as seções eleitorais vão fechar ao mesmo tempo, a expectativa é de que a totalização dos votos e sua divulgação aconteçam mais rapidamente do que nos anos anteriores.
*Com Agência Brasil
Saiba mais
• Qual é a diferença entre voto branco e nulo?
• O que devo levar para votar e o que é proibido/permitido na seção eleitoral?
• O que acontece se eu não votar?