Roberto Jefferson pede seu afastamento da presidência nacional do PTB

Deputado afirmou que pretende desvincular a imagem de seu partido das denúncias que envolvem seu nome

Publicidade

SÃO PAULO – Roberto Jefferson, principal pivô da CPI dos Correios e acusador do escândalo de corrupção do “mensalão”, pediu seu afastamento da presidência nacional do PTB nesta sexta-feira.

Jefferson argumenta que quer desvincular a imagem de seu partido das denúncias que envolvem seu nome, decidindo assim se afastar até o mês de dezembro deste ano. Assume o cargo interinamente o vice-presidente do partido Flávio Martinez.

Crise política

Após ter seu nome citado em um esquema de corrupção nos Correios e suspeito de crime eleitoral, Roberto Jefferson acusara, em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo no início da semana passada, o tesoureiro do PT Delúbio Soares de conceder uma mesada a parlamentares da base aliada em troca de apoio político.

Continua depois da publicidade

As declarações de Jefferson desencadearam uma forte crise política no país, especialmente depois de ter afirmado que José Dirceu, então chefe da Casa Civil, comandava o esquema de corrupção.

Em uma tentativa de preservar a governabilidade do país e manter a cúpula mais ligada ao presidente Lula menos vulnerável às acusações de Jefferson, Dirceu deixou o cargo na última quinta-feira e assumirá na próxima quarta-feira seu mandato de deputado federal pelo estado de São Paulo.

Tópicos relacionados