Site do PT é hackeado e sai do ar; partido nega roubo de dados

Site ainda apresenta problemas para algumas pessoas, segundo relatos

Equipe InfoMoney

(Reprodução)
(Reprodução)

Publicidade

O site do Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu um ataque hacker na madrugada de domingo (29) e teve a aparência de sua página inicial alterada, passando a exibir uma foto do ex-ator de filmes adultos Kid Bengala, além de críticas ao partido e ao governo de Luís Inácio Lula da Silva.

Após o incidente, o PT negou que o site tenha sido invadido e que dados tenham sido interceptados. “O site está operando normalmente, com acesso a todo o seu conteúdo”, afirmou o partido em nota. “Os dados do site são, e estão protegidos, de acordo com as regras de segurança exigidas”.

Pela descrição, o site petista sofreu o que se chama de ataque de “defacing“, no qual o atacante explora uma falha que o permite apenas mudar o design da “home”, sem quebrar a segurança do servidor onde ficam armazenadas informações mais sensíveis.

Continua depois da publicidade

Por volta das 8h, o site começou a operar normalmente para algumas pessoas, mas ainda há relatos de tentativas de acesso que acusam uma mensagem de erro, impedindo o carregamento da página.

O site do Instituto Lula, ligado ao presidente, não mostra sinais de ofensiva hacker.

Tópicos relacionados