Publicidade
O ato de investir no longo prazo é, muitas vezes, um exercício de fé. Afinal de contas, a ciência acaba não induzindo o comportamento dos investidores em diversas situações.
As emoções costumam protagonizar como vilãs na jornada de investimento. A racionalidade acaba esquecida e as dores ou euforias tomam conta da mente.
Os fundos de investimento multimercado estão entre os temas mais discutidos nesse momento. Após um ano brilhante de resultados, eles vivem seu pior momento desde 2008 nesse ano:
Continua depois da publicidade
Spread CDI – IHFA
Fonte: Quantum Axis. Elaboração XPA Data base: outubro/2023.
Podemos observar o spread dentre o CDI e o resultado do IHFA (Índice de Hedge Funds da Anbima). Como podemos observar, esse gráfico não ficava feio assim desde a grande crise do subprime.
Continua depois da publicidade
O incômodo demonstrado pelos cotistas desses fundos é justificável. Porém, deveríamos tomar alguma decisão de investimento com isso?
Na vontade de entender essa situação profundamente e, sem demagogias, compreender qual o melhor caminho, chegamos na pauta do último episódio do Stock Pickers. Recebemos Guilherme Anversa, sócio e gestor da XP Advisory, que faz seleção de fundos há mais de 15 anos. Ele foi um dos responsáveis pelo investimento inicial em alguns nomes que protagonizam como os maiores e melhores da indústria nos dias de hoje.
Anversa é uma das lideranças da XPA, gestora de recursos do private bank da XP Inc, ou seja, ele faz gestão dos recursos de grandes famílias e fundos de pensão. Ao longo do episódio, tivemos uma análise profunda dessa situação, com dados e gráficos, bem como os comentários analíticos e conclusões que ele trouxe para a bancada.
Continua depois da publicidade
O episódio ficou uma aula sobre análise de fundos e sobre a indústria de multimercados. Confira o resultado.
You must be logged in to post a comment.