Plataforma, crescimento, tecnologia e varejo: uma tese de investimento em Neogrid

Acreditando na aceleração da empresa, Fernando Fontoura, da Persevera, enxerga um bom upside na empresa.

Josué Guedes

Publicidade

Neogrid estreou na bolsa em dezembro do ano passado a R$ 4,67 e, desde então, já valorizou mais de 50%. A empresa, segundo Fernando Fontoura, da Persevera (clique aqui para conhecer o fundo), passou os últimos anos “arrumando a casa” e se preparando para um segundo momento de crescimento acelerado.

Se valendo do efeito de rede e capitalizada (após o IPO), Fontoura acredita que um dos principais pilares do crescimento da Neogrid (NGRD3) se dará através de fusões e aquisições. Confira abaixo os principais trechos do Coffee & Stocks desta quinta-feira (18).

Neogrid (NGRD3)

A Neogrid desenvolve um software de supply chain (“gestão de cadeia de suprimentos”) que promove a integração dos ERPs (“sistema integrado de gestão empresarial”) de diferentes empresas. O Carrefour, por exemplo, utiliza o software da empresa para se conectar com os fornecedores e realizar pedidos de compras de forma eletrônica. É como se a Neogrid fosse o intermediário nessa rede de conexão dos diferentes ERPs do mercado. Mas esse é apenas um dos produtos que ela tem. A companhia também fornece análise da dados dos ERPs das empresas e automatização do processo de reestocagem com base em algoritmos de inteligência artificial.

Continua depois da publicidade

Efeito de rede

O efeito de rede é muito poderoso, porque a Neogrid passa a ter mais valor na medida em que mais empresas estiverem conectadas. E isso tem um comportamento exponencial, porque quanto mais “pessoas” estiverem conectadas, maiores são as possibilidades de integrações, mais relevância a rede ganha e maiores ficam as barreiras de proteção contra competição. E um dos pilares do nosso case é o M&A, porque existe uma grande oportunidade de consolidação através da aquisição de novas empresas.

Neogrid na carteira

Para nós, a ação da Neogrid cumpre o papel de uma empresa de crescimento na nossa carteira. No IPO, ela veio como uma oportunidade até bem barata porque estava, nos últimos anos, fazendo a lição para se preparar para um segundo momento de crescimento. Achamos que agora é o momento em que a Neogrid irá acelerar bastante o crescimento. Depende muito da execução da empresa, mas, se eles entregarem, vemos bastante potencial. A Neogrid é a parte “apimentada” da carteira.

Invista nos melhores fundos com a ajuda da melhor assessoria: abra uma conta gratuita na XP