Saiba como lidar com os dias de loss fora do controle

É preciso seguir seu plano à risca e tirar da cabeça a frase "correr atrás do prejuízo": você deve é correr atrás do lucro!

Douglas Menezes

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Sabe aquele dia em que tudo deu errado? Quando você não aceitou o loss planejado e as coisas saíram de controle?

Isso acontece com muitos trades e precisamos saber como lidar com isso. Primeiramente, devemos entender por que isso acontece e encontrar ferramentas que nos ajudem a evitar dias assim.

Nossa mente não está preparada para perder. Muito menos ela está pronta para trabalhar e, depois, perder dinheiro. Nós fomos condicionados a “ganhar”, ou seja, fazer uma determinada tarefa e receber por isso.

Continua depois da publicidade

E isso acontece desde a infância. Quem nunca, por exemplo, ganhou um “dinheirinho” dos pais por cumprir uma tarefa, como lavar a louça, o carro ou algo do gênero? Eu já – e gostava muito disso.

Ou seja, estamos programados para ganhar e não para perder. Quando perdemos, associamos isso aos sentimentos de tristeza e frustração, fazendo com que não aceitemos este estado. Assim, tentamos “recuperar” o prejuízo para entrar no estado de vencedor.

Mas, aqui no mercado, precisamos aceitar que, sim, vão existir dias de perda. O ponto é que, dentro de uma gestão de risco bem definida, conseguimos sair vitoriosos em um prazo maior de tempo.

Continua depois da publicidade

Mas como podemos lidar com o dia de loss e o que podemos fazer para controlar isso?

Primeiramente, reveja seus trades e tudo que você fez no dia: tanto os trades vencedores, para fixar na sua mente como se ganha e como sua estratégia funciona, como os perdedores, para identificar erros e corrigí-los nos próximos trades.

Reconheça que tudo que saiu do controle foi um erro seu e ninguém poderá fazer nada por você. Você precisa mudar e aceitar o loss que você planejou antes de ir para o mercado. Somos seres humanos e cometemos erros. Porém, precisamos aprender com eles e cometê-los cada vez menos. No mercado financeiro, seu dinheiro não leva desaforo pra casa!

Continua depois da publicidade

Você precisa operar normalmente no próximo dia. Mas não deve, em hipótese alguma, aumentar seus lotes para “recuperar” o prejuízo ou baixar os lotes porque está com medo do mercado. Você deve seguir seu plano à risca e tirar da cabeça aquela frase “correr atrás do prejuízo”: você deve correr atrás do lucro e não do prejuízo!

E um conselho que pode lhe fazer muito bem para você é: RELAXE. Tire uns dois dias de folga para sua cabeça assimilar o que aconteceu. Depois, retorne com mais foco. Afinal, você não precisa operar todos os dias.

Se você já teve um dia desses. me conte lá no Instagram como foi e o que você fez para se recuperar!

Autor avatar
Douglas Menezes

Conhecido nas redes como Doug Trader, atua como produtor de conteúdo na Clear Corretora e é educador financeiro desde 2018