Fibonacci: como usar esse método e o que ele nos diz sobre a tendência do Ibovespa

Uma das grandes dificuldades do trader é saber quando o movimento contrário do mercardo é só uma correção e não uma reversão de tendência – mas podemos analisar esses sinais

Pam Semezzato

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Na análise técnica, estudamos padrões que aconteceram no passado para analisar a formação presente e decidir comprar, vender ou ficar de fora. Existem diversas ferramentas e indicadores que podem nos ajudar nesses estudos.

Sabemos que o mercado não anda em linha reta e que, depois de um forte movimento para a compra, por exemplo, podemos esperar por um movimento de venda, para depois voltar a subir. Uma das grandes dificuldades é saber até que ponto esse movimento contrário ainda é só uma correção e não uma reversão de tendência.

Temos diversas maneiras de analisar esses sinais. Uma delas é o Fibonacci, que é muito utilizado para identificar as retrações dos movimentos e determinar o alvo. Vou falar um pouco sobre isso neste artigo.

Continua depois da publicidade

Para entender de onde saíram os “níveis de Fibonacci” que ouvimos, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu no século 13 uma razão de sequência de números em que, fazendo algumas contas, sempre chegava no mesmo resultado.

Então:

▪ 0+1= 1
▪ 1+1= 2
▪ 1+2= 3
▪ 2+3= 5
▪ 3+5= 8
▪ …
▪ 55+89= 144
▪ 89+144= 233
▪ 144+ 233= 377
▪ 233+ 377= 610

Continua depois da publicidade

E ele fez a divisão dos resultados pelo último número somado:

144/ 89= 1,618
233/ 144= 1,618
377/ 233= 1,618
610/ 377= 1,618

E a divisão dos últimos números somados pelo resultado:

Continua depois da publicidade

89/ 144= 0,618
144/ 233= 0,618
233/ 377= 0,618
377/610= 0,618

E, com isso, chegamos nos níveis tradicionais de fibo que são: 38,2%, 50%, 61,8%

Vocês sabem que, durante a pandemia, fiquei pelo menos cinco meses sem cortar o cabelo. Então ele cresceu e estava meio quebrado nas pontas, FRACO. Quando eu fui ao cabeleireiro, pedi para cortar o equivalente a três dedos do comprimento das pontas e, dos seis dedos, que meu cabelo cresceu, eu cortei um pedaço: três dedos. Que foi 50% do que cresceu nesse tempo.

Continua depois da publicidade

Vamos agora trazer para o mercado? O preço SEMPRE vai se movimentar em zigue-zague. Logo, movimento de impulsão e movimento de retração, em que o de impulsão é mais forte que o de retração.

Meu cabelo cresceu e começou a deixar as pontas fracas = O preço fez o movimento de impulsão e começou a mostrar fraqueza no movimento.

Eu cortei um pouco do que cresceu = O preço corrige uma parte desse último movimento.

Continua depois da publicidade

O que provavelmente vai acontecer com meu cabelo a partir de agora? Crescer novamente, com mais força.

E o que eu espero do preço? Que continue a mostrar força novamente para romper o topo ou o fundo anterior que confirma um novo movimento dentro da tendência.

Então, podemos dizer que o Fibonacci serve para medir as ondas, seja de expansão ou de retração. E só precisamos identificar um topo e um fundo para conseguir traçar o Fibonacci.

Observando o movimento do IBOV de 2020 até 23/09, temos um fundo com mínima em 61.690 e um topo com máxima em 131.190, utilizando esses pontos para traçar o Fibonacci:

O que nos indica que os pontos em que podemos esperar reação para retomada na compra são:

38,2%- 98.340
50%- 89.960 e
61,8%- 82.300

E o fundo, traçado em julho, foi bem próximo dessa primeira retração! Ou seja, entrou reação compradora em um ponto de correção dessa última alta.

Então, podemos dizer que, no longo prazo, a tendência é de alta para o IBOV.

Porém, quando analisamos a tendência do curto prazo, ela ainda não rompeu o topo anterior para confirmar um novo movimento direcional. Então, estamos em uma lateralização do curto prazo.

E, enquanto não romper primeiramente o topo de 121.600 e depois o principal de 131.190, ainda continua na lateralização e pode até vir testar outros pontos de retração de Fibonacci, como vimos na primeira imagem, e ser, ainda, somente uma correção.

Existem diversas maneiras de utilizar o Fibonacci. Pode ser dessa maneira que mostrei aqui, pode ser somente do movimento menor, somente do movimento do dia anterior. Tudo que você precisa é que tenha um topo e um fundo formado e você já consegue traçar o fibo e ficar atento nas regiões para retomada do movimento.

Autor avatar
Pam Semezzato

Formada em administração e com certificações internacionais na área em Brisbane, Austrália, a profissional atua no segmento financeiro e como trader desde 2010. Em 2018, começou a operar com o objetivo de realizar um trabalho educacional direcionado aos traders e analisar as melhores oportunidades do mercado – vale lembrar que graças a sua expertise e conhecimento, ela opera com saldo positivo na Bolsa de Valores há mais de dois anos. Trader desde 2010, influencer e analista especialista em operações de day trade e swing trade