Publicidade
A atividade de trading requer que nós traders façamos várias escolhas que nos levam aos resultados que temos, sejam eles positivos ou negativos.
Sabe aquele dia de fúria que possivelmente fez você perder muito além do que deveria ou até mesmo te levou a quebrar uma conta de trading?
Se você fizer uma engenharia reversa nesse momento, vai perceber que fez várias escolhas até chegar nesse resultado. Mas a mais importante para que ele acontecesse foi a primeira delas, o momento decisivo.
Continua depois da publicidade
Talvez a sua primeira escolha tenha sido operar fora do horário habitual ou em um ambiente cheio de distrações, que te fez entrar no trade de forma precipitada. Quando percebeu, você acabou escolhendo não sair desse trade ruim.
Depois disso, tirou o stop porque começou a achar argumentos de que o trade iria voltar a seu favor e, então, iria sair dessa. Mas isso não aconteceu. Então, decidiu fazer um preço médio, mas o mercado continuou indo contra você.
O final dessa história você já sabe qual foi, certo?
Continua depois da publicidade
Trade out e sua conta de trading, junto com a sua confiança e segurança, foi para o ralo.
Sim, a cada conta que você quebra não é somente o dinheiro que você perde. Na verdade, o dinheiro é o menor dos problemas. O maior problema são os impactos emocionais gerados no seu sistema de crenças e na formação da sua identidade de trader.
Por isso, sempre falo que, quanto mais consciência temos, mais livres e prósperos nós somos.
Continua depois da publicidade
Consegue perceber como uma pequena parte do processo faz total diferença no resultado? Como seria se tivesse consciência disso antes?
Você provavelmente teria evitado perder um bom dinheiro, assim como escapado de algumas dores de cabeça, não é mesmo?
A diferença entre um dia bom e um dia ruim é muitas vezes questão de escolhas produtivas e saudáveis feitas em momentos decisivos.
Continua depois da publicidade
Por isso, é importante que você defina suas regras em um plano de trading. Regras como definir em qual ambiente vai operar: no seu quarto ou no seu escritório? Em que horário vai começar e em que horário vai parar de operar? Quais serão o mercado e os ativos que você vai operar? Qual estratégia irá usar? Qual é o seu limite de perda diário?
As repostas dessas questões vão te dar clareza e direção para que consiga usar o seu poder de escolha racional no momento decisivo, ou seja, na sua primeira e simples escolha antes de operar.
Então te pergunto: qual escolha você vai fazer após terminar de ler esse artigo?
Continua depois da publicidade
Vai sair dele como se não tivesse aprendido nada ou vai fazer seu plano de trading para facilitar a sua primeira decisão, assim como as demais decisões para a próxima vez que for operar, diminuindo as chances de ter um resultado ruim?
A escolha é sua!