IM Trader
Conteúdo editorial apoiado por

Ibovespa fecha em alta de 0,71%, acompanhando NY e com atenção à equipe de transição; dólar cai 0,56%, a R$ 5,14

Cenário externo conseguiu diminuir, ao menos momentaneamente, preocupações de investidores com o noticiário político local

Vitor Azevedo

Publicidade

O Ibovespa fechou em alta de 0,71% nesta terça-feira (8), aos 116.160 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira se recuperou parcialmente da queda da véspera, acompanhando, em grande parte, o que foi visto nos Estados Unidos.

Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 1,02%, 0,56% e 0,49%.

O mercado, por lá, repercutiu as eleições para o legislativo no país – com o Partido Republicano, segundo projeções, sendo apontado como o mais provável grande vencedor do pleito.

Continua depois da publicidade

De acordo com o site Político, das 435 vagas na Câmara, 216  têm chances sólidas, prováveis ou inclinadas a ficarem com os republicanos. Em comparação, apenas 194 distritos estão nas categorias “sólido”, “provável” e “inclinado” para os democratas.

“Lá fora, temos um momento de otimismo no mercado, com resultados que vem sendo divulgados e com  as eleições mostrando uma grande chance de republicanos voltarem ao poder na Câmara”, comenta Rodrigo Cohen, analista da Escola de Investimentos. “Donald Trump também já afirmou que no dia 15 deste mês vai fazer um pronunciamento ‘muito importante’, em sua palavras, com o mercado esperando que possa ser um anúncio de candidatura”, conclui.

Segundo o especialista, o mercado se identifica mais com os republicanos quando o assunto é condução econômica. O partido em questão tende a ser contrário ao aumento de impostos e a grandes gastos governamentais.

Continua depois da publicidade

O dólar, com isso, caiu mundialmente. O DXY, que mede a força da moeda americana frente a outras divisas de países desenvolvidos, recuou 0,43%, aos 109,65 pontos. Frente ao real, a divisa dos Estados Unidos perdeu 0,56%, negociada a R$ 5,144 na compra e na venda.

Os treasuries yields também registraram baixas – os para dois anos perderam 6,3 pontos-base, a 4,663%, e os para dez anos, 7,8 pontos, a 4,136%.

Ibovespa e ativos brasileiros pressionados por cenário político local

No Brasil, porém, a curva de juros fechou em alta, em grande parte por conta do noticiário político local. As taxas dos DIs para 2025 ganhara 8,5 pontos-base, a 12%, e as dos DIs para 2027, 12 pontos, a 11,85%. Os DIs para 2029 foram a 11,96%, com mais 14 pontos, e os DIs para 2031 a 12,02%, com mais 15 pontos.

Continua depois da publicidade

Hoje, segundo especialistas, diversos “balões de ensaio” foram soltados pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva – e, na leitura do mercado, vários deles juntaram nomes ruins quando o assunto é economia.

“Tivemos a entrevista de Geraldo Alckmin [vice-presidente eleito], com a definição de nomes das equipes de transição. E vários deles são tecnicamente ruins. Ele tentou falar que quem está na equipe não necessariamente irá compor o governo, mas dificilmente o mercado irá comprar essa ideia”, comenta Fábio Guarda, sócio e gestor da Galapagos Capital.  “Se você tem uma tarefa relevante para complementar e você chama um grupo de pessoas para planejá-la, é um contrassenso você não incluir as pessoas na execução dessa tarefa”.

A equipe de transição na área econômica confirmada conta com os nomes de Persío Arida, André Lara Resende, Nelson Barbosa e Guilherme Mello.

Continua depois da publicidade

“Sobre os quatro economistas chamados para integrar a equipe de transição, é razoável dizer que formam duas duplas que não se conversam, nem pelas filiações teóricas, nem pelas suas práticas”, destaca Pedro Paulo Silveira, diretor de gestão de investimentos da Nova Futura Asset. “De um lado, Lara Resende e Árida representam o equilíbrio desejável, após muita turbulência e em um cenário de crise global. De outro, dois economistas que sinalizam a volta das tentativas atrapalhadas de ter mais crescimento com políticas comprovadamente desastrosas”.

O Ibovespa, após o anúncio da equipe de transição, chegou a apagar sua alta – mas, posteriormente, voltou a subir, acompanhando a melhora dos índices no exterior.

Entre as maiores altas do Ibovespa, ajudando o índice a se manter no verde, ficaram as ações de mineradoras e siderúrgicas, que acompanharam a recuperação do preço da commodity na China. Os papéis ordinários da CSN Mineração (CMIN3) subiram 9,84%m os da CSN (CSNA3), 3,35% e os da Vale (VALE3), 3,03%