SÃO PAULO – Investir no mercado financeiro em busca de ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado. Este é objetivo do crescente número de pessoas que têm decidido encarar os riscos e mergulhar no universo do trading.
Para se ter ideia, o Linkedin listou day trader em seu relatório de 15 Profissões Emergentes em 2020. Em cinco anos, a procura por esses especialistas na rede social profissional cresceu a uma taxa de 69% ao ano.
Se você tem interesse em se tornar um especialista em trading, assista de graça à série Full Trader. Em 3 episódios, você vai entender como se capacitar para se tornar um operador com ganhos consistentes. Clique aqui para se inscrever.
Contudo, segundo Roberto Indech, estrategista-chefe da Clear Corretora, boa parte desses investidores opta por não buscar por conhecimento sobre o assunto e já se arriscar direto no mercado, o que aumenta consideravelmente o número de perdas desses operadores e também eleva a quantidade de críticas à prática.
“É aí que muitos dos operadores se frustram. Alguns até começam ganhando na sorte, mas, quando o mercado testa esse operador, falta conhecimento e ele acaba perdendo uma, duas, três, várias vezes”, afirma.
Mas será que existe um passo a passo que pode facilitar a vida de quem está começando e ajudar esses operadores iniciantes a construírem uma rotina de operações consistentes?
Confira uma lista com 3 passos essenciais para se tornar um trader consistente saindo do zero, segundo Indech:
1. Identifique o seu perfil de operador
Segundo Indech, o ideal é que você consiga identificar o seu perfil de operador, antes mesmo de entrar no mercado. Para ele, esse passo está entre os mais importantes, pois é aqui que você começa a desenhar e planejar seus próximos passos no mercado financeiro.
“O investidor precisa entender quais são seus objetivos no mercado, quanto tempo por dia ele está determinado a investir com isso e também qual é o nível de risco que ele está disposto a tomar nessa jornada”, explica.
“Quando tiver todas essas informações nas mãos, busque também conhecer mais sobre os tipos de trading e suas respectivas rotinas. Assim, você irá entender o que combina mais com o seu estilo de vida e pode começar a traçar um plano mais claro para entrar nesse mercado.”
Para conhecer um pouco mais sobre os estilos de trading e a rotina de um operador, clique aqui.
2. Determine um limite de capital para operar
Para o estrategista, um dos erros dos operadores iniciantes é querer colocar no mercado todo o capital que eles têm de reserva. Segundo Indech, o trader deve separar uma quantia especifica para as operações, de forma que eventuais perdas não comprometam sua saúde financeira.
“Determine uma quantidade e se mantenha comprometido a não aplicar mais do que aquilo. Então, se você fez as contas e percebeu que operar 2 mil reais é o máximo que você pode sem afetar a sua vida financeira, use apenas esse valor e nada mais”, afirma.
Indech também ressalta que essa prática também ajudará o operador a avaliar os riscos que ele estará disposto a assumir quando estiver operando.
“Se você sabe o máximo que pode perder, você entenderá que não pode apostar tudo de uma só vez em um único ativo. Isso ajuda o trader a desenvolver uma habilidade que chamamos de consciência de risco, que é fundamental para quem deseja operar no mercado financeiro.”
3. Procure por uma fonte confiável de conhecimento
Por fim, mas não menos importante, Indech afirma que é fundamental para o trader iniciante procurar por alguém com experiência como fonte de conhecimento.
“Muito do mercado é teoria, mas existe uma grande parcela do conhecimento que é prático. O ideal é você buscar pelo combo dois dois, seja por meio de um curso ou qualquer outra fonte que preferir”, diz.
Pensando em ajudar quem deseja se aprofundar no mundo do trading, o InfoMoney preparou uma série gratuita sobre o assunto. Em 3 episódios, Roberto Indech mostrará o passo a passo para quem deseja se juntar aos melhores traders do país. Para assistir de forma gratuita, basta clicar aqui.